Receita deliciosa e crocante para comemorar o Dia do Pão de Queijo

Agosto de 2021 – Em quase todas as reuniões brasileiras é possível encontrar uma porção de pão de queijo. De fácil aceitação, o quitute é presença garantida no café da manhã, no chá da tarde e até mesmo em festas de aniversário. Por causa do seu “jeitin” simples e delicioso, essa iguaria da gastronomia mineira conquistou o mundo inteiro e ganhou um dia especial, celebrado em 17 de agosto.

É fato que o saboroso bolinho de queijo é capaz de agradar os mais diversos paladares. Mas, você sabe o porquê? “O segredo do sucesso é muito simples”, afirma a nutricionista do Comitê Umami, Mariana Rosa. “Além do aroma, o sabor marcante provocado pelo queijo confere o gosto umami. Quanto mais curado o queijo, mais umami ele será! É isso que deixa a receita mais saborosa e prolonga o sabor. E tem também o mix de texturas, provocado pela crosta crocante em contraste com a maciez interna. Juntos, todos esses fatores formam a famosa combinação que agrada muitos paladares”, explica.

Atualmente, o pão de queijo pode ser encontrado em diversos formatos e receitas, estendendo até para opções veganas, com mandioquinha ou batata baroa. Mas hoje, para comemorar o dia desse quitute tão querido, Mariana Rosa separou uma receita especial de pão de queijo crocante. Confira o modo de preparo:

PÃO DE QUEIJO CROCANTE

INGREDIENTES
4 xícaras (chá) de polvilho doce (400 g)
1 e meia xícara (chá) de leite (300 ml)
meia xícara (chá) de óleo (100 ml)
1 ovo (50 g)
1 colher (chá) de sal (5 g)
meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50 g)
1 xícara (chá) de queijo tipo minas padrão ralado (100 g)

MODO DE PREPARO
Em uma tigela grande, coloque o polvilho e reserve.
Em uma panela média, coloque o leite e o óleo, e leve ao fogo médio até ferver.
Transfira para a tigela com o polvilho e misture bem com o auxílio de uma colher.
Espere a massa esfriar um pouco e amasse com as mãos até amornar. Acrescente o ovo e incorpore-o à massa. Adicione o sal e os queijos, e continue mexendo até obter uma massa lisa e homogênea.
Modele pequenas esferas e disponha-as em uma assadeira untada. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos, ou até dourarem.
Retire do forno e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 30 minutos (+ 20 minutos de forno)
Rendimento: 42 unidades

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.