O segredo para crescer no mercado empreendedor é acreditar!

Moradora de Camboriú, catarinense conta o que a fez evoluir do pequeno ao grandioso.

Mercado inconstante, incertezas do futuro, financeiro baixo e o risco de fazer investimentos. Esses são apenas alguns dos receios para quem pretende se tornar empreendedor. “ A tudo isso se soma o medo de falhar, de se frustrar e não conquistar os objetivos. Apesar das dúvidas, você pode sim crescer no mercado”, garante Julia Nigro, uma biomédica formada que se tornou uma referência mundial fazendo brigadeiros.

Em 2012, Júlia já fazia pequenas encomendas. Pós-graduada em Vigilância Sanitária de Alimentos, utilizando-se de técnicas e sabores um tanto quanto diferenciados, ela enfrentou o primeiro grande desafio: o casamento de uma cliente. O medo da responsabilidade veio naturalmente, mas ela resolveu encarar o desafio de frente. Quando finalizou a grande produção, de 1500 doces e 300 bem-casados, Júlia sentiu-se realizada pessoalmente e profissionalmente, ao ver o sonho de outra pessoa sendo concretizado por suas mãos. “Se não me sentisse pronta, não estaria no negócio. E isso é o que te faz buscar algo maior. E tornar um grande projeto em realidade”, conta Júlia.

Depois desse primeiro evento de porte maior, novas encomendas surgiram. Pequenas e grandes. A vergonha de falar em público e mostrar seu trabalho para o mundo eram barreiras que Júlia precisou vencer para continuar seguindo em frente e se tornar uma referência mundial. “Com o tempo, veio a naturalidade em encarar essas situações. Mas isso não significa menos responsabilidade. O peso dela sempre vai existir. O segredo está na forma em como lidamos com isso”, destaca. “É como um artista ao entrar no palco diante de uma grande plateia. A ansiedade e o nervosismo sempre vão existir. O que muda é a forma como você enxerga isso. Se você se deixar levar, o medo vai te paralisar. Sinta o que precisa sentir, faz parte do processo. Não tente disfarçar não! Mas saiba que o público está te esperando, e é hora do seu show!”, recomenda.

Quatro anos e meio depois, grávida do segundo filho, Thiago, Júlia recebeu uma última encomenda antes de se dedicar completamente à gestação. No dia 26 de junho, durante o trabalho, teve um rompimento de placenta, acompanhado de muito sangramento. Levada às pressas ao hospital, da sala de internação, por chamada de vídeo, orientava sua irmã, cunhado e uma amiga, que assumiram a responsabilidade de finalizar a encomenda. Sete dias após o nascimento, Thiago faleceu. Mesmo diante de tanta dor, o pedido foi entregue. “Era o sonho de outra pessoa envolvido. Não dá para ligar para noiva e falar: “Dá para você se casar amanhã que porque estou com um probleminha aqui? ” As pessoas passam anos planejando aquele momento perfeito e confiam em você para realiza-lo. Não dá para falhar”.

Desde então, Júlia se tornou referência na arte de ensinar, com sua forma simples e didática, levando as pessoas a se descobrir. Com seis cursos online, entre brigadeiros e doces finos, além de prestar consultorias para lojas de alimentos, panificadoras, confeitarias e outras empresas do ramo, ela segue ensinando suas técnicas e segredos que a tornaram uma referência mundial, com mais de 5.700 alunos em dez países por quatro continentes, além de 116 mil seguidores no Instagram. E deixa uma dica de ouro para quem quer, assim como ela, evoluir do pequeno ao grandioso e se tornar um referencial: “Acredite em você mesmo. Tenha confiança em seus processos e sabores. O segredo é você realmente viver cada momento. Aceite o medo como forma de impulsionar e não de paralisar. Através dele você supera barreiras e aprende que vai ficando mais leve ao passar do tempo”.

E mesmo em tempos tão difíceis, com a pandemia, Julia garante que vale a pena investir neste setor. “As pessoas precisam sonhar mais do que nunca. Os eventos, festas, casamentos nunca vão parar. O ser humano é movido a sonhos. E agora, está na hora de você construir o seu. Sonhar grande, conquistar seu espaço, realizar coisas grandiosas e se tornar uma referência também”, finaliza.

Conheça mais dessa história no Instagram @julia.nigroo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.