Neli Pereira desvenda ingredientes brasileiros em receitas de drinks práticos

Em live do Festival Fartura On-line, a mixologista fala mais sobre drinks fáceis e rápidos para se fazer com o que tem em casa
A famosa mixologista brasileira Neli Pereira, conhecida pelo trabalho de disseminação de ingredientes nacionais em drinks inusitados, apresentou uma live com o tema ‘’Drinks que você nem sabia que tinha em casa’, durante o Festival Fartura – primeira edição totalmente digital do evento, que aconteceu entre os dias 19 e 21 de junho. Além de ensinar as receitas de drinks alcoólicos e não alcoólicos, Neli deu dicas de tudo que envolve a criação de um coquetel, dos utensílios à apresentação. A live está disponível no link.

“Nada de ficar de bico seco depois de tantas receitas que o Fartura ofereceu, hein. Todos aprendemos a fazer comidas deliciosas com chefs incríveis e agora é hora de fazer uns drinks”, brincou Neli logo no começo do vídeo. “Não adianta escolher com cuidado a comida e, na hora da bebida, aceitar qualquer coisa! Vamos aprender a fazer drinks com o que já temos em casa, sempre valorizando os ingredientes da nossa terra, o produtor e a diversidade maravilhosa de frutas que a gente tem”. E, completou: “Muita gente acha que coquetéis são bichos de sete cabeças, mas não são! A ideia é ensinar drinks com coisas que nem dá para imaginar: como geleias, chás e café”.

A live foi uma verdadeira aula de mixologia diretamente do badalado bar Espaço Zebra, em São Paulo, onde também fica a casa da mixologista. Neli ensinou a receita de quatro drinks deliciosos: Espresso Tônica, Espresso Tônica Turbinado, Esmaga Manjericão e Gim Tônica da Vovó e suas variações não alcoólicas – insistentemente lembrando da importância de beber com responsabilidade. As dicas também abrangem quais taças utilizar para cada tipo de drink, como gelar o copo antes de receber a bebida, utensílios para fazer coquetéis, quais recipientes podem ser usados como coqueteleira – sabe aquele copo de café que era levado para o trabalho? -, além de ensinar quais ingredientes ‘ornam’, em suas palavras, com tipos diferentes de bebidas.

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – COMIDAS DO BRASIL
A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia. A Plataforma Fartura consiste em: Expedições Fartura: viagens que já percorreram mais de 77 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas. Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados. Festivais Fartura: a celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos acontecem em nove cidades: Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza e também fora do Brasil, em Lisboa. Até 2019, os festivais receberam mais de 850 mil pessoas, que se deliciaram com os mais de 2 milhões de pratos servidos. Além disso, foram 3.300 atividades gastronômicas e 1.265 apresentações culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.