Livro ‘Cozinha da Maré’ reúne receitas originárias dos manguezais da costa amazônica paraense
PARTE DA CAMPANHA ‘MÃES DO MANGUE’, LIVRO TRAZ 24 PRATOS E BEBIDAS DO PATRIMÔNIO ALIMENTAR DA REGIÃO, FORMADO PELOS POVOS TRADICIONAIS E PELA BIODIVERSIDADE DOS DIFERENTES BIOMAS E ECOSSISTEMAS DO BRASIL
No mês em que se comemora o Dia da Amazônia (5 de setembro), as organizações Rare, Purpose, Associações dos Usuários das Reservas Extrativistas Marinhas e Costeiras (AUREMs) e Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (Confrem) lançam o livro de receitas “Cozinha da Maré”, uma ação da campanha ” Mães do Mangue “, que busca contar as histórias de vida de mulheres marisqueiras e sua relação com o ecossistema.
O livro é um convite para conhecer receitas originárias dos manguezais da costa amazônica paraense, em uma imersão pelos sabores e produtos dos manguezais. Ao todo, são 24 pratos e bebidas, depoimentos e histórias que trazem um acervo único do patrimônio alimentar da região e da memória afetiva das mulheres extrativistas.
Para reunir toda essa diversidade gastronômica e cultural, a produção percorreu as 12 Reservas Extrativistas da costa amazônica, no Pará, para mostrar o protagonismo das mulheres e de suas famílias na proteção e conservação desses territórios paraenses, que possuem a maior área contínua deste ecossistema de todo o planeta – onde trabalham e vivem 224 mil pescadores, o que representa 25% dos pescadores do país. Destes, 95 mil são mulheres, o que torna o estado com o maior número de trabalhadoras na pesca, de acordo com dados do Registro Geral da Pesca (RGP – 2012), do então Ministério da Pesca e Aquicultura.
A curadoria busca representar os ecossistemas que estão interligados aos manguezais, um encontro entre os rios, marés e mangues. Ostra, sarnambi, camarão, mariscada, sopas, peixes assado e cozido e “puqueca de gó” estão entre as receitas do livro.
“Sabemos que cozinhar o que se pesca, o que se planta, alimentar a família com o esforço dessa atividade, dividir o alimento com o vizinho, lembrar das receitas das avós, tudo isso faz parte da Cozinha da Maré. O segredo de cada um desses pratos está, sobretudo, no amor e na conexão entre o alimento e a natureza”, explica Sandra Regina Pereira Gonçalves, 51 anos, primeira secretária da Associação dos Usuários da Resex Mãe Grande do Curuçá (Auremag), no município de Curuçá.
O “Cozinha da Maré estará disponível em formato e-book a partir do dia 5 de setembro através do site https://maesdomangue.com.br.
Sobre a Purpose
A Purpose cria campanhas sociais e apoia organizações, ativistas, empresas e entidades filantrópicas capazes de transformar políticas e mudar narrativas para um mundo mais justo. Saiba mais aqui .
Sobre a Rare
A Associação Rare do Brasil é uma organização da sociedade civil fundada em 2014, que atua na promoção da pesca artesanal sustentável na costa marinha brasileira. A organização vem implementando o programa “Pesca para Sempre” em diferentes países do mundo, e no Brasil foca os esforços no estado do Pará, fomentando a gestão de base comunitária para a pesca na costa Amazônica. A Rare inspira mudanças para que as pessoas e a natureza prosperem. Saiba mais aqui .
Sobre a AUREMs
As Associações dos Usuários das Reservas Extrativistas Marinhas e Costeiras (AUREMs) visam a cooperação para manter o equilíbrio ecológico, a partir de estudos para o desenvolvimento de tecnologias alternativas para equacionar problemas sociais e desestabilização dos ecossistemas, a fim de garantir a conservação e preservação do meio ambiente, especialmente no combate a pobreza e a garantia de soberania alimentar das comunidades extrativistas tradicionais.