Dia das Crianças: que tal uma pizza sustentável para o lanche com os pequenos?

O melhor presente é aquele que a criança pode levar para a vida, como o bom relacionamento com o meio ambiente!

De todos os presentes materiais que as crianças podem ganhar de seus pais e familiares, nenhum se compara aos ensinamentos, que ficam armazenados na mente e que ninguém nunca poderá roubar. Essa frase pode até parecer clichê, mas é a mais pura verdade. Que tal então um presente que é uma experiência, como uma reunião de família na cozinha para preparar uma pizza?

Pensando nisso, a Mapeei – Uma Vida sem Plástico, deixa aqui uma questão para as famílias avaliarem: qual ensinamento quer deixar como presente para sua geração?

O convite da empresa é simples: ensine seus filhos a valorizarem a vida em suas diversas formas, inclusive a vida das “coisas”. Nem sempre as coisas precisam ir para o lixo, elas podem ser recicladas e ganharem uma nova vida.

A mesma ideia se aplica com brinquedos, roupas (afinal, quem nunca transformou uma calça antiga em um short novo?) e até alimentos. O pão endureceu? Nada de jogar fora! Basta usar a criatividade, também na cozinha. Conheça uma receita de lanche super gostoso, saudável e nutritivo que as crianças amam. Não esqueça de chamar os pequenos chefs para ajudar – a experiência pode render ótimas fotos!

Ingredientes:

4 pães velhos
1 xícara de água
1 ovo
1 xícara de queijo parmesão
1 xícara de molho de tomate
1 xícara de mussarela

Modo de fazer:

Pique os pães grosseiramente, misture com a água e o ovo até ficar uma massa homogênea. Coloque em uma assadeira untada, espalhando uniformemente. Leve ao forno por 15 minutos.

Depois de assar a pizza, adicione o molho de tomate, espalhando por toda a superfície. Em seguida, salpique a mussarela por cima do molho e outras coberturas que desejar, como azeitona e manjericão (como na foto). Leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até a superfície ficar gratinada.

O lanche está pronto… e é uma delícia! Hummm…

DICAS DE ESPECIALISTA

Lori Vargas, proprietária da Mapeei – Uma Vida Sem Plástico, vive a sustentabilidade de todas as formas e ensina seus dois filhos a fazerem dessa ideia um estilo de vida. A profissional dá dicas para o mundo materno. Acompanhe:

Como inserir o ‘desperdício zero’ no dia a dia das crianças?
“Dê o exemplo se quiser que seus filhos cresçam e sejam mais ecologicamente corretos: mostre a eles como você é. Se você quer que seu filho ame o meio ambiente, mostre a ele que você ama o meio ambiente. As crianças não devem ser sobrecarregadas com a pressão de ser desperdício zero, que é o nosso trabalho. Quando levamos uma vida menos impactante, nossos filhos seguem naturalmente”.

Como “convencer” a criança a trocar um lanche industrializado por um feito em casa, saudável e sem desperdício?
“As crianças são naturalmente curiosas e cheias de perguntas. Deixe-as ajudá-la a fazer isso e 9 de 10 vezes eles comerão o novo prato. Torne-o divertido e saboroso e faça parte do seu ritual doméstico”.

Como inserir a ideia no dia a dia da educação da criança, para ela já crescer pensando e vivendo a sustentabilidade?
“Lidere pelo exemplo: valorize a natureza, passe algum tempo na natureza. Menos é realmente mais: menos tempo de tela, menos brinquedos e mais experiências e aventuras. Incorpore seus filhos aos rituais domésticos e divirta-se!”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.