Batata também combina com boa nutrição

Bem Brasil Alimentos reforça vários benefícios do tubérculo, que, além de gostoso, pode ser um ótimo aliado para uma alimentação equilibrada.

Assada, cozida ou frita, a batata é amada no mundo todo e motivo de alegria e descontração. Mas sabia que saborear essa delícia também é sinônimo de alimentação nutritiva. Com a proximidade do Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, os assuntos relacionados à qualidade do que comemos e à saúde ganham destaque, e a Bem Brasil Alimentos reforça os vários benefícios do tubérculo, que é rico em vitaminas e sais minerais, livre de colesterol e possui baixo teor de gorduras e calorias. Além disso, é eficaz na prevenção de algumas doenças e na redução do estresse, uma função ainda mais importante nos dias atuais. Ou seja, longe de ser vilã das dietas, a batata atua a favor do organismo.

Já no século XIX, na Inglaterra, o famoso economista Adam Smith foi um dos primeiros a enaltecer essa relevância nutricional: ele percebeu que os irlandeses comiam menos que os ingleses, porém eram mais sadios e vigorosos, por conta de uma dieta fortemente baseada em batatas. Elas contêm vitaminas do complexo B (B1 e B6), C, D e K, bem como fibras (que ajudam a regular o intestino), ácido fólico, zinco e cobre. Também possuem fósforo, ferro, magnésio, potássio e cálcio, que dão mais força à musculatura e aos ossos do corpo. Para ter uma ideia, é possível que uma batata ofereça mais potássio do que três bananas.

Mais um aspecto interessante é que, dependendo da forma de preparo do tubérculo, ele pode apresentar um tipo especial de amido, chamado amido resistente à digestão, capaz de proporcionar benefícios à saúde, como, por exemplo, um menor aumento do índice glicêmico após a alimentação, auxiliando no controle do açúcar no sangue. Outros estudos mostram que é rico em antioxidantes, substâncias indispensáveis para uma adequada circulação sanguínea e boa visão, podendo até mesmo prevenir AVCs. A planta ainda apresenta um componente chamado GABA (ácido gama-aminobutírico), que age no corpo como um hormônio, capaz de amenizar o estresse e ajudar o cérebro a relaxar.

Sem óleos

Ao natural, 100 gramas de batata têm cerca de 70 calorias. É verdade que esse número cresce, quando envolve fritura. No entanto, hoje existe opção para aproveitar a tradicional e deliciosa batatinha frita, sem a gordura dos óleos, que é a fritadeira elétrica ou air fryer. A Bem Brasil, líder em venda de batatas pré-fritas congeladas no país e pioneira no segmento, processa variados tipos do tubérculo, como Asterix, Markies, Challenger, Innovator e a batata doce, além de mais de 10 formatos (palito, carinhas, ondulada, com casca, crinkle, especial etc.). E se orgulha em oferecer essa diversidade de produtos, contribuindo para melhorar o consumo de nutrientes e, consequentemente, o bom funcionamento do corpo e a qualidade de vida.

Não é à toa que a batata é o quarto alimento mais consumido no mundo, de acordo com a Associação Brasileira da Batata, ficando atrás apenas do arroz, trigo e milho. Trata-se de um produto extremamente democrático, pois atinge todos os públicos, é fácil de plantar e de cultivar e se adapta a praticamente qualquer clima. Seu consumo ainda proporciona um valor nutricional alto, aliado a um baixo impacto ambiental, na comparação com outros alimentos.

Sobre a Bem Brasil

Fabricante 100% brasileira de batata pré-frita congelada e flocos desidratados de batata, a Bem Brasil foi fundada em dezembro de 2006, em Araxá, no Triângulo Mineiro. Pioneira na atividade, conta, atualmente, com duas unidades fabris na região: a de Araxá e outra no município de Perdizes, inaugurada em 2017. Juntas, geram mais de 600 empregos diretos e de 2 mil indiretos. A companhia é líder em vendas de batatas pré-fritas congeladas no país, produzindo, por ano, mais de 250 mil toneladas de produtos. Além disso, seu mix contempla mais de 20 itens voltados para food service e varejo nacional, como anéis de cebola, polenta e mandioca palito, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.