AMANHÃ – Casa Villarino reabre ao público com novidades
Fechado desde novembro do ano passado, tradicional ponto de encontro da boemia no centro do Rio se transforma, a partir de AMANHÃ, 11.08, no Clube Senac Villarino Bar. Além do atendimento presencial, o bar irá oferecer delivery no happy hour e se tornar palco de lives e cursos de Gastronomia
Iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Sistema Fecomércio RJ voltado para a revitalização do Centro do Rio
Patrimônio cultural do Rio de Janeiro, a Casa Villarino reabre ao público trazendo diversas novidades. A partir de AMANHÃ, quarta-feira, 11.08, o Senac RJ devolve esse tradicional espaço aos cariocas transformado em um importante projeto pedagógico na área de Gastronomia. Batizado de Clube Senac Villarino Bar, o estabelecimento no Centro do Rio voltará a atender o público e, a partir da próxima terça, 17.08, também oferecerá delivery no happy hour. Além disso, sediará lives com harmonização e cursos de gastronomia de curta duração. Também está prevista programação musical com curadoria do Sesc RJ. Um dos berços da Bossa Nova que, neste ano, completa seu 68º aniversário, o Villarino se tornará ainda um ambiente para vivência prática de alunos dos cursos regulares do Senac RJ. A iniciativa é uma das ações do Sistema Fecomércio RJ para a revitalização da região central da cidade.
“Nos sentimos muito honrados de poder contribuir para a reabertura de um espaço tão tradicional como o Villarino. Garantir a preservação desse patrimônio cultural e gastronômico e a longevidade de um estabelecimento que conta parte da nossa história é mais uma das iniciativas do Sistema Fecomércio RJ para o Centro do Rio. Estamos convictos de que, para a revitalizar essa região, é necessário evitar o esvaziamento e o abandono que contribuem para a degradação e a falta de segurança. Por isso, é fundamental contarmos com espaços que atraiam o público também em seus momentos de lazer, ampliando o tempo de permanência das pessoas e diversificando as atividades oferecidas na região. Devolver o Villarino para os cariocas é uma forma de preservar a cultura vibrante que sempre caracterizou o centro do Rio”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
A Casa Villarino passa a operar de segunda a sexta, das 17h às 20h, com capacidade reduzida para 20 pessoas, seguindo todos os protocolos de higiene e distanciamento social. No cardápio, figuram clássicos do bar como o Picadinho Carioca, o Contra-filé a Oswaldo Aranha, a Picanha a Avenida e o Arroz de Lula, sanduíches como o Carne Louca Espanhola e o Presunto Serrano, além de bolinhos e petiscos variados. Nesta primeira semana, o bar funciona em esquema de soft opening. Já a partir da próxima terça-feira, 17.08, o menu também estará disponível para delivery nas regiões do Centro, Zona Sul e Tijuca pelos aplicativos iFood e Rappi.
Outra iniciativa do Clube Senac Villarino Bar serão as Lives de Boteco, encontros virtuais nos quais profissionais de Gastronomia e Bebidas ensinam a preparar receitas e a fazer harmonizações. O ingresso se dá mediante a compra de um kit do delivery e o público poderá assistir a live ao mesmo tempo em que degusta o prato em casa. A primeira edição, no dia 16 de setembro, terá como tema “A história do Villarino e do Rio nos copos de Tom e Vinicius”. Já em 26 de outubro, o tema será “Cardápio da História”.
O projeto também contempla a realização de cursos de curta duração com temas alusivos ao Villarino. Com lançamento previsto para o mês de setembro, os programas serão híbridos, com aulas online e encontro presencial. Será possível realizar uma assinatura que dará direito a seis aulas, um avental, e um kit de insumos para acompanhar as aulas de casa. Já os cursos regulares de Gastronomia do Senac RJ irão promover vivências aos alunos no ambiente real do bar.
Fechada desde novembro do ano passado, a Casa Villarino é um tradicional misto de bar e delicatessen fundada em 1953 no centro do Rio de Janeiro. O estabelecimento, famoso por seus tradicionais petiscos de boteco, é referência da boemia carioca e guarda a gênese do termo Bossa Nova, além de ter sido o local onde Tom Jobim e Vinicius de Moraes se conheceram.
Revitalização da área central
A reabertura do Villarino é parte de um conjunto de ações do Sistema Fecomércio RJ voltado para a valorização do Centro do Rio de Janeiro. A iniciativa também contempla a reforma do edifício onde está localizado o Teatro Sesc Ginástico, na avenida Graça Aranha, que irá se tornar um centro de referência em serviços nas áreas de cultura, educação, saúde, lazer e assistência na região. A ação integra a campanha Rio de Mãos Dadas, do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ), que visa contribuir para a retomada da confiança da população fluminense no contexto da pandemia. Também vai ao encontro do projeto Reviver Centro, da Prefeitura do Rio, que prevê revitalizar a área central.
Senac RJ
Há 75 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.
Mesmo diante da pandemia, o Senac RJ superou desafios e alcançou resultados positivos em 2020: 56 mil alunos matriculados em todos os níveis de ensino, da aprendizagem à pós-graduação, mais de 7 mil vagas de trabalho ofertadas durante a Feira Virtual, realizada em parceria com mais de 500 empresas, 9 mil orientações de carreira por meio de vídeo conferências, fóruns, chats e palestras digitais gratuitas, além da abertura de 62 novas turmas com aulas on-line em tempo real.