AMANHÃ – Casa Villarino reabre ao público com novidades

Fechado desde novembro do ano passado, tradicional ponto de encontro da boemia no centro do Rio se transforma, a partir de AMANHÃ, 11.08, no Clube Senac Villarino Bar. Além do atendimento presencial, o bar irá oferecer delivery no happy hour e se tornar palco de lives e cursos de Gastronomia

Iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Sistema Fecomércio RJ voltado para a revitalização do Centro do Rio

Patrimônio cultural do Rio de Janeiro, a Casa Villarino reabre ao público trazendo diversas novidades. A partir de AMANHÃ, quarta-feira, 11.08, o Senac RJ devolve esse tradicional espaço aos cariocas transformado em um importante projeto pedagógico na área de Gastronomia. Batizado de Clube Senac Villarino Bar, o estabelecimento no Centro do Rio voltará a atender o público e, a partir da próxima terça, 17.08, também oferecerá delivery no happy hour. Além disso, sediará lives com harmonização e cursos de gastronomia de curta duração. Também está prevista programação musical com curadoria do Sesc RJ. Um dos berços da Bossa Nova que, neste ano, completa seu 68º aniversário, o Villarino se tornará ainda um ambiente para vivência prática de alunos dos cursos regulares do Senac RJ. A iniciativa é uma das ações do Sistema Fecomércio RJ para a revitalização da região central da cidade.

“Nos sentimos muito honrados de poder contribuir para a reabertura de um espaço tão tradicional como o Villarino. Garantir a preservação desse patrimônio cultural e gastronômico e a longevidade de um estabelecimento que conta parte da nossa história é mais uma das iniciativas do Sistema Fecomércio RJ para o Centro do Rio. Estamos convictos de que, para a revitalizar essa região, é necessário evitar o esvaziamento e o abandono que contribuem para a degradação e a falta de segurança. Por isso, é fundamental contarmos com espaços que atraiam o público também em seus momentos de lazer, ampliando o tempo de permanência das pessoas e diversificando as atividades oferecidas na região. Devolver o Villarino para os cariocas é uma forma de preservar a cultura vibrante que sempre caracterizou o centro do Rio”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

A Casa Villarino passa a operar de segunda a sexta, das 17h às 20h, com capacidade reduzida para 20 pessoas, seguindo todos os protocolos de higiene e distanciamento social. No cardápio, figuram clássicos do bar como o Picadinho Carioca, o Contra-filé a Oswaldo Aranha, a Picanha a Avenida e o Arroz de Lula, sanduíches como o Carne Louca Espanhola e o Presunto Serrano, além de bolinhos e petiscos variados. Nesta primeira semana, o bar funciona em esquema de soft opening. Já a partir da próxima terça-feira, 17.08, o menu também estará disponível para delivery nas regiões do Centro, Zona Sul e Tijuca pelos aplicativos iFood e Rappi.

Outra iniciativa do Clube Senac Villarino Bar serão as Lives de Boteco, encontros virtuais nos quais profissionais de Gastronomia e Bebidas ensinam a preparar receitas e a fazer harmonizações. O ingresso se dá mediante a compra de um kit do delivery e o público poderá assistir a live ao mesmo tempo em que degusta o prato em casa. A primeira edição, no dia 16 de setembro, terá como tema “A história do Villarino e do Rio nos copos de Tom e Vinicius”. Já em 26 de outubro, o tema será “Cardápio da História”.

O projeto também contempla a realização de cursos de curta duração com temas alusivos ao Villarino. Com lançamento previsto para o mês de setembro, os programas serão híbridos, com aulas online e encontro presencial. Será possível realizar uma assinatura que dará direito a seis aulas, um avental, e um kit de insumos para acompanhar as aulas de casa. Já os cursos regulares de Gastronomia do Senac RJ irão promover vivências aos alunos no ambiente real do bar.​

Fechada desde novembro do ano passado, a Casa Villarino é um tradicional misto de bar e delicatessen fundada em 1953 no centro do Rio de Janeiro. O estabelecimento, famoso por seus tradicionais petiscos de boteco, é referência da boemia carioca e guarda a gênese do termo Bossa Nova, além de ter sido o local onde Tom Jobim e Vinicius de Moraes se conheceram.

Revitalização da área central

A reabertura do Villarino é parte de um conjunto de ações do Sistema Fecomércio RJ voltado para a valorização do Centro do Rio de Janeiro. A iniciativa também contempla a reforma do edifício onde está localizado o Teatro Sesc Ginástico, na avenida Graça Aranha, que irá se tornar um centro de referência em serviços nas áreas de cultura, educação, saúde, lazer e assistência na região. A ação integra a campanha Rio de Mãos Dadas, do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ), que visa contribuir para a retomada da confiança da população fluminense no contexto da pandemia. Também vai ao encontro do projeto Reviver Centro, da Prefeitura do Rio, que prevê revitalizar a área central.

Senac RJ

Há 75 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Mesmo diante da pandemia, o Senac RJ superou desafios e alcançou resultados positivos em 2020: 56 mil alunos matriculados em todos os níveis de ensino, da aprendizagem à pós-graduação, mais de 7 mil vagas de trabalho ofertadas durante a Feira Virtual, realizada em parceria com mais de 500 empresas, 9 mil orientações de carreira por meio de vídeo conferências, fóruns, chats e palestras digitais gratuitas, além da abertura de 62 novas turmas com aulas on-line em tempo real.​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.