21 de novembro de 2024
Notícias

Palavra de especialista: nutrólogo fala sobre cuidados com a alimentação durante o inverno em tempos de pandemia

Especialista explica ainda como acontece a famosa “fome emocional” e dá dicas do que incluir no cardápioO inverno chegou e com ele os dias mais frios do ano. É nesta época que muita gente diz sentir mais fome e consome mais alimentos doces e gordurosos. O nutrólogo e especialista em terapia nutricional, Allan Ferreira, do Hospital Anchieta, de Brasília, explica que a exposição ao frio acelera o metabolismo e que dependendo da situação pode aumentá-lo em até 10%. O frio sinaliza ao sistema nervoso para liberar adrenalina e outros hormônios, que por sua vez estimulam a queima de gordura”, afirma.

Mas então, por que comemos mais? Ele explica que durante o inverno nosso organismo necessita de mais alimentos, para atender a este aumento da demanda. “Por isso, há um discreto aumento no apetite, induzido pelos hormônios que aceleram o nosso metabolismo nesta estação”, acrescenta. Ele continua: “teoricamente, no inverno, seria mais fácil emagrecer. Porém, isto não é o que observamos na prática”.

De acordo com o especialista, com o frio tendemos a ficar mais tempo dentro de casa ou em lugares fechados, sem disposição para sair e encarar o frio. E em tempos de pandemia, com a quarentena, a situação piora um pouco. A nossa sensação de fome pode se transformar em uma espécie de “fome emocional”, o que nos leva a comer mais do que o corpo pede e é isso que leva ao aumento de peso.

“Como no inverno as noites são mais longas e dias mais curtos, as pessoas se sentem menos estimuladas a se exercitar. Associado à fome emocional”, isto favorece ainda mais o ganho de peso”, afirma.

Pensando nisso, ele separou algumas dicas de como se alimentar em dias frios. Confira:

-Uma boa pedida para o inverno é o consumo de sopas e caldos
-Procure consumir sopas ricas em verduras e legumes
-Espinafre, couve, abóbora, chuchu, couve-flor e cenoura são ricos em nutrientes e pouco calóricos
-Leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas), quinoa e cogumelo são ricos em proteínas e fibras, o que gera bastante saciedade
-Prefira arroz e massas integrais, e invista em temperos como suco de limão, pimenta, alho, cebola, salsa e outras ervas, para acrescentar ainda mais sabor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + quinze =