Referência na busca pela evolução do e-commerce, a VTEX, plataforma de comércio unificado e soluções para o varejo digital, foi fundamental para a criação de uma estratégia que garantiu à Cobasi – uma das principais redes de lojas Pet do país – manter as atividades durante a pandemia de COVID-19. Desde abril, os serviços Retire na Loja e o Cobasi no Seu Carro, garantem comodidade e segurança aos clientes, que em até 45 minutos têm seus pedidos prontos para retirada em 72 lojas físicas da rede. Graças à tecnologia disponível na plataforma VTEX, a Cobasi colocou no ar a solução que conquistou em poucos meses mais consumidores. Seja no site ou via aplicativo, os clientes encontram a opção Retirar na Loja, após digitar o CEP no carrinho de compras. Por meio do uso de geolocalização, o comprador é informado se a sua região conta com o serviço. Em caso positivo, a pessoa seleciona a loja de sua preferência e finaliza a compra normalmente. Após a confirmação de pagamento, recebe um e-mail indicando quando seus produtos podem ser retirados. “A ação da Cobasi comprova a pluralidade de funcionalidades da plataforma VTEX e a responsabilidade social da empresa em criar uma solução omnichannel que garante segurança aos funcionários e consumidores em um momento tão delicado para a sociedade”, reforça Rafael Forte, country manager da VTEX no Brasil. “Estávamos pensando em uma forma de entrega que garantisse a segurança dos nossos clientes durante a quarentena. A flexibilidade da plataforma VTEX e a agilidade do nosso time interno se uniram para entregar rapidamente uma solução”, comenta Felipe Tamburus, Head do Cobasi Labs. Na opção Cobasi No Seu Carro – serviço complementar ao Retire na Loja, o consumidor não precisa sair do carro. Por meio de um dispositivo mobile informa a cor e o modelo do carro e aguarda um funcionário da loja levar os produtos comprados até o automóvel. Plataforma também possibilitou oferta de serviço de assinaturasAdepta da plataforma VTEX desde 2015, a Cobasi fez um upgrade em seu sistema de assinaturas. No mercado pet, boa parte das vendas acontece de forma recorrente. Areia, ração e medicamentos são alguns itens que o consumidor compra de forma periódica. Para atender este público da melhor forma, foi criado um serviço de assinaturas, que por meio de um pagamento recorrente garante aos consumidores que nunca falte o produto utilizado por seus bichos de estimação. A mudança só foi possível graças à flexibilidade da plataforma. A implementação do recurso foi importante para aumentar a retenção do público e aumentar o tíquete médio em vendas. Desde o início da solução, as funcionalidades da plataforma VTEX tem permitido o aperfeiçoamento do serviço como a autonomia do usuário na alteração de dados como endereço, data e frequência de envio, número do cartão de crédito, entre outros. Além do site, os clientes podem baixar o app e realizar as transações via dispositivo mobile. Sobre a VTEXA VTEX é a primeira e única solução de comércio global com marketplace e OMS nativos e totalmente integrados, pronta para impulsionar negócios B2B e B2C a escalarem suas operações com uma arquitetura que permite evolução constante e sem atualizações de software. Foi apontada pelo relatório IDC Worldwide Digital Commerce 2019 Market Share como a plataforma de e-commerce que mais cresce no mundo, com aumento de 44,1%, registrado entre 2018 e 2019. Conta com clientes como Sony, Walmart, Whirlpool, Ambev, Coca-Cola, Black & Decker, Nestlé, C&A, The North Face e mais de 2,5 mil lojas online em 28 países. Fundada no Brasil, a multinacional já possui 17 escritórios pelo mundo (América Latina, Europa e América do Norte). Em 2018, a empresa foi nomeada como uma das líderes do segmento pelo IDC MarketScape e vem sendo ranqueada no Quadrante Mágico do Gartner para comércio digital por três anos consecutivos. Visite www.vtex.com.br. Sobre a CobasiA Cobasi iniciou suas atividades em 1985, como uma loja de produtos destinados à atividade agropecuária e como pioneira em oferecer produtos para pequenos animais, numa época em que o mercado pet era pouco expressivo no Brasil. Atenta ao crescimento do mercado, a empresa se antecipou às novas necessidades e reestruturou sua linha de produtos e serviços. Foi pioneira a estabelecer o conceito de shopping para animais. Em 2018, a Cobasi ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em faturamento. Atualmente, a rede possui mais de 100 lojas de varejo de autosserviço, que oferecem conforto e praticidade em um ambiente aconchegante, bonito, acolhedor e agradável para proprietários e animais de estimação. |