Sealed Air investe em projetos com ONG Gastromotiva para melhorar a segurança alimentar em todo o mundo
Colaboração responde à crise alimentar global urgente intensificada pela Covid-19
A Sealed Air Corporation, empresa americana de soluções de embalagens de produtos perecíveis ou frágeis – anuncia uma parceria de três anos com a Gastromotiva, organização sem fins lucrativos sediada no Brasil que emprega o poder da gastronomia, dos alimentos e da educação para abordar a desigualdade social, melhorar a educação nutricional, combater a fome, eliminar o desperdício de alimentos e criar empregos locais.
Parceria e colaboração
Desde 2006, a Gastromotiva já serviu mais de 500 mil refeições, recuperou mais de 100 mil quilos de alimentos e envolveu mais de 100 mil pessoas do mundo todo em educação nutricional. O investimento da Sealed Air possibilitará que a Gastromotiva atinja metas de segurança alimentar que se alinham em torno de três pilares:
Educação: Sealed Air e Gastromotiva criarão conjuntamente um módulo educacional global sobre embalagens sustentáveis e redução de resíduos alimentares para que os alunos aprendam mais sobre inovações que minimizam o desperdício de alimentos.
Desenvolvimento da força de trabalho: Sealed Air e Gastromotiva desenvolverão um sistema para conectar jovens de baixa renda e outras populações vulneráveis a parceiros da Gastromotiva para proporcionar oportunidades de emprego e desenvolvimento de carreira.
Expansão: a Gastromotiva padronizará sua metodologia educacional e desenvolverá uma plataforma educacional integrada na busca de expandir para locais estratégicos no Brasil e no México, o que garantirá que comunidades vulneráveis tenham acesso à rede de organizações não governamentais (ONG) e parceiros da Gastromotiva que trabalham para criar um sistema alimentar sustentável.
“A Sealed Air vê com grande entusiasmo a parceria com a Gastromotiva para ajudar a promover suas iniciativas de expansão, educação e desenvolvimento da força de trabalho”, declarou Tobias Grasso, presidente da Sealed Air para as Américas. “Mais do que nunca, a fome se tornou um problema crítico, e estamos orgulhosos de empregar nossa experiência em embalagens de alimentos, sustentabilidade, segurança alimentar, tecnologia e inovação para ajudar a solucionar esse problema. A missão da Sealed Air é deixar nosso mundo melhor do que o encontramos, e esta parceria é um passo significativo nessa direção.”
Segurança alimentar em todo o mundo
Um relatório recente das Nações Unidas estima que quase 690 milhões de pessoas estejam atualmente passando fome, o que representa um aumento de 10 milhões de pessoas em um ano e de quase 60 milhões em cinco anos. A Covid-19 ampliou a insegurança alimentar e a fome, aprofundando a crise nas áreas afetadas e criando novos pontos críticos em todo o mundo. Ao mesmo tempo, quase um terço dos alimentos do mundo é desperdiçado. As interrupções na produção de alimentos e na cadeia de suprimentos, assim como o fenômeno mundial da perda de renda, agravaram os riscos de segurança alimentar e criaram outra crise global.
A parceria entre Sealed Air/Gastromotiva e outras iniciativas como essa é fundamental para abordar questões globais de segurança alimentar. Como líder no setor de embalagens de alimentos com décadas de experiência, a Sealed Air ajudará a Gastromotiva a atingir sua meta de reduzir a fome e o desperdício de alimentos em benefício de algumas das populações mais vulneráveis do mundo.
“Desde 2006, todos os nossos projetos têm usado alimentos como ferramenta para a mudança social, o que chamamos de gastronomia social. Hoje, a Gastromotiva assina uma parceria de três anos com a Sealed Air, o que nos permitirá multiplicar nosso impacto não apenas no Brasil, mas no mundo todo, além de preservar o meio ambiente para as gerações futuras”, afirmou David Hertz, fundador da Gastromotiva. “Com a Sealed Air, vamos expandir nossa metodologia educacional, desenvolver projetos de inovação e tecnologia, e criar conjuntamente um módulo educacional sobre sustentabilidade e redução de resíduos. Com metas claras, foco nos resultados, muito entusiasmo e gratidão, selamos este relacionamento de grande troca e confiança”, acrescentou Hertz.
Sobre a Sealed Air
A Sealed Air atua para proteger, superar grandes desafios de embalagem e deixar nosso mundo melhor do que o encontramos. Nosso portfólio de soluções líderes em embalagens inclui embalagens de alimentos da marca CRYOVAC®, embalagens de proteção da marca SEALED AIR®, sistemas automatizados da marca AUTOBAG® e embalagens da marca BUBBLE WRAP®, que possibilitam conjuntamente uma cadeia de suprimentos de alimentos mais segura e eficiente, além de proteger valiosas mercadorias enviadas para o mundo todo. A Sealed Air gerou US$ 4,8 bilhões em vendas em 2019 e conta com aproximadamente 16.500 funcionários, que atendem a clientes em 124 países. Para saber mais, acesse sealedair.com.
Sobre a Gastromotiva
Por meio de conexões, colaborações e parcerias, a Gastromotiva oferece treinamento profissional, cria oportunidades para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica e conscientização sobre a forma de consumo e produção de alimentos por toda a cadeia alimentar. Com base na experiência acumulada ao longo de mais de uma década de trabalho e impacto social no Brasil, México, África do Sul e El Salvador, o modelo metodológico da Gastromotiva já provou poder ser adaptado a contextos sociais diferentes que, de alguma forma, enfrentam os mesmos problemas econômicos. Assim, a capacidade de escala da Gastromotiva consiste em metodizar suas práticas recomendadas, uma maneira inclusiva e inovadora de ensinar gastronomia e — por meio de parcerias intersetoriais e uma rede de atores — criar ao mesmo tempo oportunidades no mercado de trabalho para pessoas em situação vulnerável.
Contatos
Sealed Air
Relacionamento com investidores
Lori Chaitman
Lori.chaitman@sealedair.com
+1 (516) 458-4455