3 de março de 2024
Notícias

Sábado é o dia da rainha das uvas: aproveite e se dê ao luxo de tomar um bom vinho

Jessica Marinzeck, sommelière da Evino, explica as características próprias da Cabernet Sauvignon e dá dicas de harmonização

A Cabernet Sauvignon é a uva tinta mais plantada no mundo e é conhecida como a “rainha das uvas”. De origem francesa, a uva tem a casca grossa, o que contribui com taninos elevados e bastante pigmentação, já que a cor da uva está em sua casca. Além disso, a Cabernet Sauvignon tem uma acidez natural elevada.

“Todos esses elementos corroboram para vinhos com potencial de guarda. Mas essa característica de guarda pode variar bastante de produtor para produtor”, explica Jessica Marinzeck, sommelière da Evino. “Em geral, espere notas de frutos negros, como ameixa e cereja. Quando passado em barrica, aromas de baunilha e chocolate são comuns. Já quando envelhecido, notas de alcaçuz, entre outras, são frequentes”, diz.

A Cabernet Sauvignon adapta-se bem a diversos terroirs e também é de fácil manejo na vinícola. A uva costuma brilhar sozinha em vinhos varietais feitos na França, Chile, Argentina, Austrália, entre outros países, mas também pode ser uma ótima companheira para blends, adicionando estrutura e componentes aromáticos aos vinhos.

E como a uva sofre alterações de acordo com a região plantada, a cabernet surpreende ao se adaptar bem em diferentes regiões.. “Em lugares ou de safras mais frias, um toque de pimentão pode ser comum. Se a Cabernet é plantada em locais mais quentes, podemos esperar notas de frutas mais maduras. A Cabernet de McLaren Vale, na Austrália, tem uma nota característica de menta, por exemplo”, afirma Jessica.

A Cabernet Sauvignon é, na verdade, fruto do cruzamento de duas uvas, a branca Sauvignon Blanc e a tinta de origem francesa, Cabernet Franc. Vinhos do dia a dia feitos com essa uva podem ser tomados sozinhos. Já os passados em barrica, podem ser harmonizados com carnes em geral. “Geralmente, carnes são uma perfeita combinação devido aos taninos da Cabernet, que se afinizam com a textura da carne, deixando ambos mais palatáveis e mais saborosos. Para os vegetarianos, eu sempre gosto de indicar uma caponata para acompanhar”, diz.
Sobre a Evino

Um dos maiores e-commerces de vinho do Brasil. Começou a operação em 2013 com o objetivo de compartilhar a paixão pelo vinho – e também o desejo de descomplicar a bebida, oferecendo a melhor relação de custo-benefício do mercado. Negocia diretamente com os produtores para fornecer rótulos para todos os gostos e bolsos. Com novos rótulos em seu catálogo todos os meses, a Evino lançou o primeiro app de venda de vinhos no Brasil e oferece um clube de assinatura a preços acessíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 20 =