Nespresso será neutra em carbono até 2022

Com iniciativas voltadas à redução de emissão em todo mundo, aliadas a projetos socioambientais, o propósito é atingir neutralidade total

Todas as xícaras de café Nespresso serão neutras em carbono até 2022. Pioneira em cafés de porções individuais, a empresa assume neste 17 de setembro o compromisso global de compensar toda sua cadeia de suprimentos e ciclo de vida de produto. Isso significa que, em 27 meses, tudo que for produzido e comercializado pela companhia será calculado em créditos de carbono e os impactos ambientais inerentes gerados pela atividade industrial serão minimizados totalmente. Isso garante, além de um café de alta qualidade sustentável ao consumidor, a certeza de que o meio ambiente não será impactado.

“A mudança climática é uma realidade e o nosso futuro depende de irmos além e de forma rápida em relação aos compromissos com a sustentabilidade. É por isso que estamos agilizando nossos compromissos de oferecer aos consumidores uma maneira de degustar uma xícara de café neutra em carbono em 2022: um café feito com os melhores e mais raros grãos e de origem sustentável. Realmente acredito que tanto o nosso negócio quanto a indústria do café em si podem ser uma força mundial para o bem ao lidar com esta questão”, afirma Guillaume Le Cunff, CEO global da Nespresso .

A Nespresso vai atingir neutralidade em emissões de carbono por meio das seguintes iniciativas:

1. Redução da emissão de carbono: um elemento crucial da visão da marca é trabalhar na descarbonização de sua cadeia de valor. As iniciativas imediatas incluem:

•Uso sustentável de energia na cadeia de valor: foco na eficiência energética em todas as operações da Nespresso, incluindo uma mudança para 100% de energia renovável em todas as Boutiques e aumento do uso de biogás no processo de fabricação.

•Aumento da circularidade dos produtos e embalagens: Fortalecimento da circularidade dos produtos da marca, aumentando o uso de plástico reciclado nas máquinas e o uso de alumínio virgem de baixo carbono e reciclado nas cápsulas de café.

2. Insetting: plantio de árvores nas fazendas das quais a Nespresso adquire café e arredores: as árvores são a melhor forma de sequestrar carbono da atmosfera e um meio de investir na natureza e criar um sistema agrícola regenerativo. O plantio de árvores pode fornecer a sombra necessária para melhorar a qualidade e a quantidade de uma colheita de café. As raízes também ajudam a proteger contra a erosão do solo e deslizamentos de terra, promovendo a regeneração do solo. Em parceria com a organização suíça não-governamental Pur Projet, a Nespresso será capaz de triplicar sua atual capacidade de plantio de árvores em países produtores de café como Colômbia, Guatemala, Etiópia e Costa Rica.

3. Offsetting: suporte e investimento em projetos de café de alta qualidade: para causar um impacto positivo imediato (iniciativas de compensação) a Nespresso também investirá em projetos para apoiar a conservação e restauração de florestas, bem como implementar soluções de energia limpa em comunidades agrícolas.

Este empenho é parte de uma estratégia maior e mais abrangente dos compromissos de sustentabilidade da marca que serão comunicados em breve e que incluem: preservar cafés excepcionais, construir um sistema agrícola resiliente e regenerativo, apoiar um meio de vida sustentável para produtores e construir um negócio circular. No Brasil, a marca já conduz ações que se conectam à meta global, como as entregas verdes, avanços em reciclagem e plantio de árvores.

Sobre a Nespresso  

A Nespresso é pioneira em café em porções individuais da mais alta qualidade sustentável. No Brasil desde 2006, conta com 32 Boutiques e cerca de 600 funcionários nas principais cidades do país. A linha doméstica da marca oferece 29 variedades de cafés, além de máquinas e acessórios para uma experiência completa. Já a linha Nespresso Profissional apresenta 15 cafés e máquinas adequadas para estabelecimentos de alta rotatividade, como hotéis, restaurantes e empresas. Por meio do compromisso The Positive Cup™, a Nespresso atua na gestão sustentável do café, do alumínio e em práticas relacionadas ao clima com metas globais até 2020. No Brasil, a marca tem investido no sistema de reciclagem de cápsulas e possui mais de 157 pontos de coleta. Todas as informações sobre a Nespresso e o compromisso com sustentabilidade podem ser encontradas no site www.nespresso.com. No mundo, a Nespresso atua em 84 países e possui mais de 14.250 colaboradores.        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.