22 de dezembro de 2024
Notícias

Forno Santo produz fornos sob medida para cada tipo de negócio

10 de julho é Dia da Pizza. A data foi criada para homenagear uma das grandes paixões dos brasileiros, afinal de contas, são produzidas mais de 1,7 milhão de redondas por dia no país, movimentando um mercado de mais de R$ 22 bilhões por ano.

Se o brasileiro é apaixonado pelo prato inventado no século 16 na Itália, São Paulo é a cidade que acrescentou de vez essa tradição em seu cardápio. Metade de toda pizza produzida no Brasil é feita no Estado e a capital paulista só perde para Nova York quando o assunto é “cidade que mais consome pizza no mundo”.

Em relação ao consumo de pizzas, apesar da maioria dos brasileiros preferir a pizza conhecida como “Paulistana”, com bastante recheio, a autêntica Pizza Napolitana vem conquistando muitos fãs por aqui.

Símbolo da gastronomia de Nápoles, é feita para consumo individual e caracterizada por sua massa fina, recheio leve e bordas estufadas. Ainda pouco conhecida por aqui, essa pizza vem ganhando espaço em muitos restaurantes que também passaram a oferecer “la vera pizza napoletana”.

Feita com farinha de trigo 00, fermento biológico ou natural e sal, a massa da Pizza Napoletana precisa ser hidratada com água e ter uma fermentação de pelo menos oito horas. Depois disso, ela é assada entre 60 e 90 segundos em um forno especial, capaz de atingir e manter a temperatura média acima de 430ºC no lastro (piso do forno).

Se forem seguidas todas as regras estabelecidas pela AVPN – Associazione Verace Pizza Napoletana, o resultado é uma pizza com massa macia, suave, com borda mais alta, meio fino e diâmetro entre 28 e 31 centímetros.

Para garantir a produção da verdadeira pizza napolitana cresça por aqui, a Forno Santo se tornou a primeira e única empresa fora da Itália a fabricar o autêntico forno napolitano com certificação da AVPN.

Ideal para assar esse tipo de pizza, o Forno Napolitano segue as dimensões e padrões técnicos napolitanos como a utilização de matérias de alta qualidade e durabilidade e Lastro (base) de Biscotto di Sorrento fabricado pela própria empresa ou importado da região de Sorrento, na Itália, capaz de manter sua alta temperatura.

Além das exigências em relação aos ingredientes, fermentação e técnicas para a abertura da massa, que caracterizam a pizza napolitana, a forma com que ela é assada também faz parte da tradição. Por isso, os fabricantes de fornos que conquistam o selo da AVPN passam por uma rigorosa análise sobre suas concepções técnicas, capacidade térmica e materiais utilizados.

“A verdadeira pizza napolitana precisa ser assada corretamente e muitos fatores devem ser levados em consideração dentro de um forno para isso. Foi a partir desta necessidade que conseguimos desenvolver pesquisas e produzir um forno que é reconhecido internacionalmente”, conta o sócio e um dos idealizadores da Forno Santo, Márcio Bernardes.

Além de produzir o forno napolitano certificado, a empresa também fabrica artesanalmente mais dois modelos de fornos desenvolvidos para diferentes aplicações.

O primeiro é o Forno Santo Clássico Italiano feito com placas refratárias de alta qualidade para assar pizzas clássicas de 35cm e outros pratos a uma temperatura média de 350ºC no lastro. Com isolamento térmico de alta eficiência, esse modelo não apresenta grandes variações de temperatura e possui acesso frontal com 2 portas, sendo encontrado na maioria das pizzarias.

Já, o Forno Artigiano é um modelo retangular feito sob medida voltado para restaurantes que querem trabalhar com a lenha e o fogo. Ele permite muitas personalizações como quantidade de fornalhas, portas, rack interno, paneleiro e até compartimento da fornalha com parrilla, proporcionando diferentes nichos e temperaturas para preparação de pratos variados.

Oferecidos em vários tamanhos, com diâmetros internos entre 0,80m e 1,60m, os Fornos Santo têm capacidade de assar de 2 até 6 pizzas por vez. Á lenha ou gás, eles são submetidos ao processo de cura na fábrica e podem ser fornecidos sobre base metálica com rodízios, que permite que ele seja transportável, e cesto de lenha e podem receber acabamento personalizado com pastilhas, mosaico, pintura ou cimento resinado, conforme a escolha do cliente.

Com o Sistema de Gás Exclusivo Forno Santo, o pizzaiolo ganha 100% do lastro útil, sem perder nenhum espaço, pois o queimador de gás fica instalado na parede lateral do forno lançando a chama em diagonal pela cúpula, o que permite a melhor distribuição do calor.

Pizzarias e restaurante renomados como Pizza 430º Napoletana, Leggera Pizza Napoletana, A Pizza da Mooca, Maverick, Napoli Centrale, Pizzaria Napoletana Artigiano, Ciao, Baco e Jacaré Vermelho e Little Italt Pizzeria são alguns dos estabelecimentos que já utilizam modelos da Forno Santo.

Produzidos na fábrica instalada em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, todos os fornos são transporáveis e podem ser entregues em todos as regiões do Brasil.

SOBRE A FORNO SANTO
Instalada em Bragança Paulista, a Forno Santo é a primeira empresa da América Latina a receber selo de certificação da AVPN que atesta condições para produção do verdadeiro forno para pizza napolitana.

Criada pelos irmãos Márcio e Alexandre Bernardes, a empresa é a única fabricante de fornos com esse selo em toda a América Latina. Com esse reconhecimento, o Brasil passou a integrar o grupo de nove fabricantes certificados no mundo, ao lado de empresas internacionais.

Além de consolidar sua presença no mercado de fornos napolitanos, a Forno Santo também fabrica fornos clássicos italianos com temperatura média de 350ºC no lastro.

www.fornosanto.com.br
Instagram: fornosanto
Facebook: fornosanto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − quatro =