CyberCook lança Índice Aproveitômetro e muda o olhar para o desperdício de alimentos nos lares
Ferramenta aponta que, desde o início de 2020, aproximadamente R$ 2 milhões teriam sido economizados com o reaproveitamento total dos alimentos utilizados nas receitas do site
Falar sobre alimentação saudável e a importância de não desperdiçar alimentos tem sido uma agenda importante e necessária, seja no setor privado, público ou social. Cada vez mais, empresas e entidades governamentais e sociais têm se unido para que o acesso a uma alimentação básica e de qualidade seja universal. Um dos resultados destes esforços aconteceu no último dia 9 de outubro, quando o Programa Mundial de Alimentação da Organização das Nações Unidas (PMA/ONU) recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelos esforços da entidade na luta contra a fome.
Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, próximo dia 16 de outubro, o CyberCook traz à tona a discussão sobre desperdício de alimentos nos lares e lança o Índice Aproveitômetro, que consegue mensurar o valor economizado em cada preparo e, desta forma, quantificar o desperdício dos alimentos que sobram das receitas. De janeiro a setembro, o valor economizado com o reaproveitamento de ingredientes que sobraram do preparo de receitas seria de aproximadamente R$ 2 milhões. A ferramenta se integra ao recurso “Aproveite o que sobrou”, que ajuda a encontrar novas receitas para transformar sobras de ingredientes que não foram utilizados em novos preparos.
De acordo com uma pesquisa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o Brasil desperdiça 23,6 milhões de toneladas de alimentos por ano, gerando um prejuízo de mais de R﹩ 3 trilhões anuais.
“Nós temos uma premissa muito forte aqui no CyberCook: reaproveitar ao máximo o alimento. Nós percebemos que nos últimos tempos, o desperdício de alimentos dentro dos lares tem crescido e a ideia de criar o Índice Aproveitômetro e mostrar para as pessoas o quanto isso impacta na vida delas, não só jogar um alimento fora, mas, também, financeiramente. Queremos mostrar que é possível cozinhar bem, aproveitar os ingredientes ao máximo e, ainda, economizar”, diz Alexandre Canatella, CEO do CyberCook e Diretor de Negócios Digitais do Carrefour Brasil.
Entre os meses de março a setembro de 2020, por exemplo, já com as medidas de isolamento e, por consequência, mais pessoas cozinhando em casa, a economia seria de cerca de R$ 1,7 milhão, um crescimento de mais de 125% em relação a dezembro de 2019, em mais de 94 mil buscas de ingredientes. Para chegar a esse valor, o CyberCook faz um levantamento a cada três meses e utiliza as informações das buscas feitas no site – em cada receita há o custo total e o valor de todos os ingredientes. Se todas as receitas buscadas fossem efetivamente feitas e seus ingredientes utilizados na totalidade, esse seria o valor economizado.
“Toda nossa decisão de alimentação impacta uma cadeia e o desperdício pode ter uma responsabilidade nos lares que muitos não observam. Essa ferramenta é uma resposta a isso, já que é possível acompanhar a evolução deste quadro nos lares”, explica Alexandre Canatella, CEO do CyberCook.
O lançamento do Índice Aproveitômetro integra a estratégia digitalização do Grupo Carrefour Brasil que, desde 2018, tem como um dos pilares centrais da sua estratégia de negócio a transformação digital da companhia. Desde que foi adquirido pelo Grupo, em 2018, o CyberCook pode ampliar ainda mais o alcance e trazer novos funcionalidades que são essenciais para contribuir com a experiência do cliente, como conectar as receitas diretamente com a cesta de compras no site do Carrefour, trazer informações nutricionais extremamente importantes para os consumidores e, principalmente, mostrar que cozinhar é prazeroso e não precisa gastar muito.
Além disso, as ferramentas do CyberCook estão alinhadas ao programa Desperdício Zero do Carrefour, criado em 2015 pela rede varejista visando escolhas mais conscientes de compras, de economia, além de evitar o desperdício de alimentos. O Grupo Carrefour Brasil entende que a sustentabilidade deve ser praticada em todas as etapas do processo de comercialização de alimentos – desde sua produção, até seu consumo e destinação final.
Sobre o CyberCook
O CyberCook é uma plataforma com mais de 100 mil receitas disponíveis e conta com 1 milhão de usuários cadastrados. O site de culinária foi criado em 1997 no Brasil e adquirido pelo Carrefour Brasil em 2018. A plataforma, munida de inteligência artificial, oferece informações sobre pratos e receitas e, assim, participa da decisão de compra dos consumidores do Carrefour Brasil. Para ter acesso a todas as receitas, acesse: http://cybercook.com.br/
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há 45 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 690 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 62,2 bilhões em 2019 e mais de 87 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 360 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2019, a receita global da companhia totalizou € 80,6 bilhões.