CyberCook dá dicas para otimizar compras no mercado
Você já teve a impressão de que sempre esqueceu de alguma coisa quando volta do mercado? Para facilitar e tornar a ida às compras mais prática e eficiente, o CyberCook, plataforma de receitas do Carrefour, listou algumas dicas que podem ser essenciais neste momento. Confira:
1) Organize-se
As idas ao mercado devem ser menos frequentes neste período de isolamento social e, para garantir que você compre tudo que precisa, planeje o cardápio da semana e calcule a quantidade ideal para cada uma das refeições. O CyberCook disponibiliza o cardápio semanal Comer em Casa, que sugere pratos rápidos e fáceis para o período de quarentena, de acordo com preferências e habilidades. Além disso, escolhendo opções de receitas no portal, você consegue ter informações sobre porções e valores. Assim, você não compra em excesso e consome todos os produtos no prazo ideal.
Antes de sair de casa, olhe as prateleiras de mantimentos para visualizar de fato o que falta. Na hora de arrumar a despensa, a dica é separar os alimentos por categorias: bebidas, mercearia, frutas, enlatados etc. Fique atento à data de validade dos produtos e posicione na frente aqueles com vencimento próximo, assim, você os consome antes e não corre o risco de perdê-lo.
Outra dica de organização importante: coloque todos os itens essenciais em um papel ou bloco de notas do celular, dessa maneira, você mantém o foco e compra somente o que é importante.
2) Atenção às ofertas
Todas as unidades do Carrefour contam com uma página no Facebook que são atualizadas frequentemente com as promoções do momento. Vale a pena seguir e acompanhar as melhores ofertas da loja que você costuma frequentar. Mesmo que pequenos, os descontos podem fazer diferença no final do mês.
Outra dica é baixar o aplicativo Meu Carrefour, que disponibiliza promoções especiais para os usuários cadastrados. Ao fazer sua lista de compras, confira as ofertas escolhidas a dedo para o seu perfil. Às vezes, vale a pena trocar a marca de um produto ou mudar o cardápio de um dia para aproveitar os preços baixos.
3) Compra Online X Ida ao mercado
Com o botão “Compre sem sair de casa”, localizado acima da lista de ingredientes das receitas do CyberCook, é possível selecionar os alimentos que estão em falta na despensa e comprá-los direto no site do Carrefour. Com esta facilidade, é possível receber a compra no mesmo dia, de acordo com a disponibilidade do serviço.
Além disso, o consumidor também pode retirar suas compras nas lojas sem sair do carro ou, ainda, comprar através da televenda, sistema implantado em algumas lojas da rede para auxiliar pessoas do grupo de risco que não se adaptaram à compra online.
Aqueles que preferem ir ao mercado, devem se atentar e seguir todos os cuidados necessários para uma experiência segura. Na iniciativa #EstamosAquiPorVocê, do Carrefour, você encontra todas as dicas sobre como se proteger na hora das compras. Veja o passo a passo recomendado: ao chegar à loja, higienize as mãos com álcool gel e papel descartável; use máscara de proteção; lembre-se sempre de manter a distância de um metro em relação aos demais clientes; se precisar tossir ou espirrar, cubra com o antebraço ou um lenço de papel; tenha uma lista de compras e evite tocar nos produtos que não irá levar para casa; compre somente o necessário e não estoque produtos; por fim, evite o pagamento em dinheiro e, se possível, escolha o método de aproximação.
4) Não desperdice
Pensando em facilitar a vida dos consumidores, o CyberCook criou o botão “Aproveite o que sobrou”, uma ferramenta que faz parte do programa Desperdício Zero do Carrefour e ajuda a encontrar novas receitas para transformar sobras de ingredientes que não foram utilizadas. A funcionalidade é capaz de gerar um grande impacto na economia doméstica dos brasileiros. Você vai perceber que todos os alimentos podem ser reaproveitados, até mesmo talos de legumes e cascas de frutas.
Na “Busca Avançada” do CyberCook é possível, ainda, pesquisar receitas de acordo com os ingredientes que você tem em casa.
5) Organização dos produtos
Ao chegar em casa, lave bem as mãos e, somente depois, retire sua máscara com segurança. Em seguida, lave as embalagens de plástico com água e sabão; passe um pano úmido com álcool 70% nas embalagens de papel e papelão; lave frutas, verduras e legumes com água e os deixe por 15 minutos em solução de água sanitária diluída. Na hora de fazer a solução para limpeza, é só juntar uma colher de água sanitária para cada litro de água. Todos os produtos devem ser enxaguados e secados antes de serem guardados. Caso queira reutilizar as sacolas plásticas, lave bem e deixa secar.
Para maior durabilidade dos alimentos, a temperatura da geladeira deve ser de, no máximo, 7° C e todos os itens devem ser organizados em seu devido lugar. Para isso, coloque as verduras e legumes nas gavetas apropriadas, mantendo-os em sacos plásticos. As folhas podem ser lavadas e guardadas em vasilhas de vidro. Se atente para o tempo médio da durabilidade dos legumes e verduras, que é de até cinco dias se estiverem crus. Se estiveram cozidos, duram no máximo três dias.
O armazenamento de leite e derivados deve ser feito na parte mais alta da geladeira e não na porta, pois este é um local com variação de temperatura. Dessa maneira, esses alimentos devem se manter frescos entre três e quatro dias. Os queijos dependem do tipo e podem ficar de cinco dias a um mês refrigerados. Já os ovos duram, em média, 10 dias na geladeira. Caso você precise guardar apenas a clara ou a gema, a validade será de cinco dias.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há 45 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 690 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 62,2 bilhões em 2019 e mais de 87 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 360 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2019, a receita global da companhia totalizou € 80,6 bilhões.
http://www.grupocarrefourbrasil.com.br