19 de dezembro de 2024
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Chocolate mantém penetração em 73% dos lares brasileiros na pandemia

Consumidores também mantiveram a frequência com que vão aos pontos de venda comprar chocolates

Análise encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) ao Instituto Kantar sobre o consumo de chocolates no 1º semestre de 2020 indicou que a categoria manteve o patamar de penetração nos lares brasileiros, mesmo durante a pandemia. O total de lares com consumo de chocolate ficou em 73% no 1º semestre, mesmo índice alcançado no mesmo período de 2019. As informações compreendem a categoria de produtos regulares – como tabletes e bombons, por exemplo).

O volume médio de chocolate consumido por lar foi de 3,8 kg, retração de 11,8% na comparação com o 1º semestre do ano anterior, atribuída à queda geral do consumo fora do lar. A quantidade de vezes em que o consumidor foi ao ponto de venda para comprar chocolate no semestre não apresentou alteração, ficando em 4,4 vezes. “Apesar da retração no volume, esperada em função do cenário, o hábito de consumo se mantém, o que é importante para a retomada”, diz o presidente da Abicab, Ubiracy Fonsêca.

As indústrias se ajustaram à demanda e produziram menos no semestre. De acordo com levantamento da Abicab, a produção de chocolates foi de 216 mil toneladas, 22% menor em relação ao mesmo período de 2019.

Em relação aos canais de compra, análise da Kantar indica que o autosserviço (mercado), que representou 36,6% do volume no semestre, ganhou 3,3 milhões de novos lares, indicando mudança para um modelo de compra de abastecimento. O crescimento neste canal foi puxado especialmente pelo pequeno varejo.

O consumo do produto no 1º semestre esteve concentrado na Classe AB (30%), shopper acima de 40 anos (63%) e em lares com filhos (monoparentais 28% e casais com crianças ou pré-adolescentes com 38%). “As embalagens maiores são privilegiadas nesse contexto, pois o perfil de público atual busca os produtos que favorecem as situações de compartilhamento, o que difere da situação pré-pandemia, em que o consumo fora de casa favorecia as porções individuais. A indústria acompanha essas mudanças e possui um amplo portfólio para atender as necessidades do consumidor”, explica Fonsêca.

Sobre a ABICAB

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas – ABICAB foi fundada em 1957 e representa os principais fabricantes do país junto às esferas pública e privada, no Brasil. A indústria brasileira nestes setores fatura cerca de R$ 28 bilhões e gera mais de 37 mil empregos diretos. A entidade, que representa atualmente 92% do mercado de chocolates, 93% do mercado de balas e confeitos e 62% do mercado de amendoim, tem como objetivo central desenvolver, proteger e promover as indústrias associadas, estimulando ações para o fomento dos mercados interno e externo nestes setores, bem como o consumo responsável dos produtos.

Sobre a Kantar

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.
Para mais informações, por favor, acesse http://www.kantar.com/worldpanel.

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