8 de Julho – Dia do Padeiro: Liderança feminina agrada profissionais de padaria
Padeiros do Prezunic celebram bons resultados e diversidade da equipe
Uma mulher liderar um time inteiro de padeiros ainda é pouco comum. Mas, para Adriana Santos, a situação é rotina. Há cerca de um ano, ela gerencia a padaria do supermercado Prezunic Barra, na Zona Oeste do Rio, e também é responsável pela formação de todos os profissionais do setor recém-chegados ou promovidos para atuar nas 30 lojas da rede de supermercados carioca. Os bons resultados dessa liderança merecem comemoração nesse 8 de Julho, Dia do Padeiro.
Confeiteira de formação, ela se considera “um pouco padeira” e respeita os profissionais que, sob sua liderança, refinam os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de profissão. Um dos seus liderados, o auxiliar Christyan Diniz a chama de “professora”.
“Minha função, hoje, não é a de meter a mão na massa, mas cuidar para que tudo seja produzido com a máxima qualidade. Respeito muito os padeiros. Muitos têm até mais tempo de padaria do que eu, e também aprendo com eles. Na verdade, é uma troca de experiências. No fim, o resultado é de toda a equipe”, afirma Adriana.
Na loja da Barra, onde Adriana atua, o padeiro mais experiente elogia a liderança feminina. Sérgio Costa, 49 anos, está há 20 na profissão. No Prezunic desde 2012, ele ressalta a diversidade, a união e a troca de experiências como as principais qualidades de uma equipe de padaria.
“Não vejo qualquer diferença em relação a sermos liderados por uma mulher. O que importa é o bom relacionamento e o resultado. Aqui, cada um traz uma experiência diferente e temos chances de aprender, crescer e ensinar”, diz Sérgio.
Apaixonado pela profissão, mesmo quando está em férias, Sérgio não consegue deixar de fazer o pão de cada dia.
“Quanto entro em férias, aviso aos padeiros da região onde moro que estou disponível e acabo trabalhando temporariamente em padarias próximas. Essa é a minha vida. Não gosto de ficar parado”, afirma o padeiro.
Entre os auxiliares de padaria do Prezunic, William Medeiros, 24 anos, aprendeu o ofício depois que chegou à empresa, há 7 meses.
“Antes, eu trabalhava em restaurante. Aprendi a ser padeiro aqui, com esse time. Acreditaram no meu potencial e quero seguir firme na profissão”, afirma William.
Há 5 anos na padaria, Gutemberg Bastos busca ir adiante e prepara-se para ser gerenciador, seguindo os passos de Adriana.
“Comecei trabalhando no setor de laticínios e me coloquei como interessado em atuar na padaria. Me deram essa oportunidade, e fico feliz com essa nova possibilidade de crescimento”, relata Gutemberg.
Outra mulher também convive diariamente com o time de padeiros do Prezunic na Barra. Há 12 anos na rede de supermercados carioca, Enan de Oliveira, 47, é a confeiteira da equipe e também aprendeu a profissão na empresa.
“Eu trabalhava em outro setor, mas queria ter uma profissão específica. Hoje, posso dizer: ‘Sou confeiteira’. Aprendi tudo aqui”, diz Enan.
Gerenciador da padaria do Prezunic na loja do Recreio, Leandro Feitosa, 34 anos, foi quem percebeu o potencial da colega Adriana e deu a ela a oportunidade que a fez chegar ao setor e se tornar gerenciadora. Há 15 anos na rede de supermercados carioca, ele também começou num cargo mais simples, como auxiliar de padeiro.
“A Adriana trabalhava na frente de loja e pediu uma chance para atuar na padaria, pois confeccionava bolos nas horas vagas. A empresa tem isso de bom. Pega a pessoa que tem o interesse e dá a oportunidade”, observa Leandro.
Pão quentinho em casa
Todas as 30 lojas do Prezunic possuem o setor de padaria e confeitaria, com ofertas de diversos tipos de pães, bolos, tortas e doces em geral. Durante a pandemia, para os clientes que passaram a não frequentar o supermercado diariamente, a rede carioca passou a oferecer a opção do pão francês congelado para ser assado em casa, garantindo o produto quentinho todos os dias. A ideia é sucesso.
Cliente da loja de Botafogo, o bancário Teodoro de Oliveira, 49 anos, aprova a iniciativa.
“A ideia de podermos assar nosso próprio pão é excelente, já que, por causa do isolamento, não dá para sair todos os dias, como eu fazia antes. Agora, temos aquele cheirinho de pão quentinho em casa novamente”, comemora Teodoro.
Sobre o Prezunic
A primeira unidade do Prezunic foi aberta em 2002. A rede de supermercados atua no Estado do Rio de Janeiro, com um Centro de Distribuição e 30 lojas distribuídas entre a capital, Região Metropolitana e Baixada Fluminense, empregando cerca de 6 mil pessoas diretamente. Em 2011, a empresa passou a integrar a Cencosud, um dos maiores varejistas da América Latina, com mais de 50 anos de expertise no setor.