Pata negra, sabor ibérico…

Olá, td bem?

Seguindo a linha gourmet lembrei de um evento que fiz.

Foi no dia 19 de março e aquela foi uma noite ímpar, especial.  No céu uma lua cheia fora dos padrões: maior e mais brilhante. A última vez em que a lua cheia esteve tão próxima da Terra foi em março de 1993.

Para apreciar esse fenômeno nada melhor que estar entre familiares e amigos, algumas garrafas de vinho e, claro, pizzas a lenha. E, para quem estava aqui na serra não houve programa melhor.

Pra mim foi um pouco diferente. Havia tudo isso, porém estava a trabalho. Geralmente, nos finais de semana, quando as pessoas estão se divertindo, eu estou na labuta. Mas não reclamo, gosto do que faço.

No evento me pediram para preparar uma pizza com jamón ibérico, um dos melhores presuntos do mundo, também conhecido como “pata negra”.

Esse presunto crú, de sabor suave, é extraído de uma raça de porcos ibéricos criados livres no pasto e que se alimentam dos frutos de casca dura que caem dos azinheiros, árvores de onde se extrai a cortiça.

Da criação desses porcos, passando pelo abate, tempero, tempo de cura e modo de servir, tudo se mantém segundo as tradições, quase que um ritual. Feito do pernil traseiro do porco é salgado e curado de forma natural, cujo processo dura de 28 a 30 meses após o abate.

Nesse tempo, a carne ganha sabor, textura e aroma. O vermelho rosado das finas fibras se mistura ao branco da gordura dando à esse presunto um sabor amendoado e levemente salgado.

Para preparar a pizza de jamón ibérico você vai precisar dos seguintes ingredientes:

– 01 disco de pizza (em torno de 30 cm)

– 45 ml de molho de tomate

– 150 gr de mussarela de búfala

– fatias de “pata negra” (a gosto)

Modo de preparo:

Espalhe o molho de tomate sobre o disco de pizza. Corte as bolas de mussarela em fatias e distribua sobre o molho. Leve ao forno. Ao retirar, distribua as fatias de “pata negra” e sirva.

A pizza que fiz no evento de ontem ficou bem interessante e se você tiver a oportunidade de prepará-la vale a pena experimentar!

Abs e até o próximo post.

Olá tudo, bem?

Sentiu minha falta? Ando ocupado, bastante trabalho graças a Deus!

Só agora percebi quanto tempo passou desde a última vez que postei algo aqui no blog. Mas, para nooooossa alegria estou de volta.

Retorno com uma novidade. Estou cada vez mais envolvido com a panificação artesanal. Calma, continuo fiel as pizzas… Leia Mais >> | 1 Comment

Olá, tudo bem?

Como esse ano está correndo, não é mesmo? Já vamos para o mês de Maio e só agora vou postar algo aqui no blog…

Na verdade, não é o ano que está correndo, mas eu que estou com muito trabalho. Eventos, consultoria, aulas, mais eventos… E, por falar neles, recentemente inclui alguns novos sabores de pizzas em meu cardápio. Uns funcionaram bem, outros nem tanto… Leia Mais >>

Olá, tudo bem?

Estamos chegando ao final de mais um Petrópolis Gourmet e como nos anos anteriores as oficinas gastronômicas foram concorridas. A novidade foi o espaço Senac Gourmet Show.

Nele aconteceram oficinas com Chefs que dão aulas na instituição Senac Rio, como a de Piadina, que apresentei junto ao… Leia Mais >>

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário

WP-SpamFree by Pole Position Marketing