16 de abril de 2024
Chefs em destaque

Chef Eduardo Lage

Chef de cozinha do Hotel Le Canton

O jovem chef Eduardo Lage, que chegou recentemente ao hotel, tem o desafio de dar uma nova identidade à cozinha do resort. Ele opta por destacar a culinária internacional, desenvolvendo menus temáticos, como o de comida mexicana, marroquina e italiana. Além disso, o chef tem introduzido itens saudáveis aos cardápios, seguindo a tendência de receitas leves, pães sem gluten, produtos sem lactose e sucos detox.
Com passagens pelo Club Med e Golden Tulip, o chef Eduardo Lage comanda os três restaurantes e quatro bares do resort.

1. Conte um pouco sobre sua experiência profissional.

Comecei a faculdade de Gastronomia com 22 anos de idade e logo consegui uma bolsa para um estágio no restaurante da faculdade Estácio Gourmet, na Barra. Dali fui para o restaurante D´Janeiro, no Rio Design Barra, com a função de Sub Chef de cozinha. Na sequência fui para Hotel Transamérica Flat, na Barra, onde tive a oportunidade de trabalhar com grandes Chefs da hotelaria Carioca como: Deraldo Bonfim e José Ribeiro. Foram dois anos de muito aprendizado e que me rendeu o convite para trabalhar no Club Med. Com essa nova oportunidade  pude trabalhar, efetivamente, em todas as áreas da cozinha: Gard Manger, padaria, confeitaria e cozinha quente.

Ainda no Club Med Rio das Pedras, trabalhei com o Chef Cyrille Saint-Cas que considero um grande Chef e meu mentor gastronômico.

Fui transferido para o Club Med no México, Ixtapa, onde trabalhei por um ano como Sub Chef Executivo e Chef da cozinha Kosher. Após este período retornei ao Brasil e fui convidado para trabalhar na rede BHG, no Hotel Golden Tulip Regente, como Chef Executivo e onde fiquei por três anos.

Agora chego ao Le Canton com uma proposta de trabalho bem definida e metas bem ambiciosas para as próximas temporadas.

2. Como surgiu a vontade de cozinhar e fazer disso tua profissão?

Na verdade, acredito que já nasci para fazer o que faço porque jamais me imaginei fazendo outra coisa. Poderia, talvez, ter sido jogador de futebol, mas poucos são os brasileiros que não sonharam com isso (risos).

O que aguçou esta vontade foram, sem dúvida, as reuniões de Família, regadas a muita comida boa, preparadas por minha mãe, minhas tias e minhas avós. Hoje em dia elas me pedem dicas e pratos especiais, o que é uma grande honra. Trabalhar na área foi muito natural.

3. Pra você, quais os pontos positivos de trabalhar em um restaurante de hotel?

Um ponto que eu destacaria, sem dúvida, é a estrutura que normalmente é muito boa e ampla, com os setores de uma cozinha devidamente organizados e divididos, o que facilita muito a operação no dia a dia.

Existe algum prato no qual você goste mais de cozinhar?

Gosto muito de preparar Risottos, principalmente utilizando ingredientes regionais brasileiros, trazendo um pouco da nossa identidade para a gastronomia.

4. Quais foram as maiores dificuldades neste meio ao longo da sua carreira?

A cozinha profissional é muito diferente da cozinha de nossas casas, por muitas vezes você pode se ver em um ambiente bem intimidador, principalmente quando se chega a um novo local de trabalho. Nos grandes hotéis a cobrança por resultados é muito intensa e, quando se trabalha com grandes volumes, a atenção precisa ser redobrada, para que se mantenha a alta qualidade. O relacionamento com a equipe é fundamental para que todos estejam focados e alinhados com os objetivos e, além disso, você sempre está trabalhando quando todos estão se divertindo.

5. Qual ingrediente não pode faltar na sua cozinha?

No geral, tenho preferência por trabalhar com ingredientes frescos como cogumelos e aspargos, além de verduras de produtores da região e claro, um bom queijo parmesão, manteiga de qualidade e um ótimo azeite.

6. Existe algum prato que seja o carro-chefe do Le Canton?

Sim, por se tratar de um Hotel que se espelha nos Cantões Suíços, não poderia ser diferente, nosso Fondue é especialíssimo e o restaurante Cave du Valais, especializado em Fondues, é extremamente concorrido.

https://gastromania.com.br/2020/05/02/fondue-de-queijo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =