Lugares onde comer


Bar Lagoa

Bares e botequins

  • Descrição
  • Fotos
  • Endereço

"Dos tempos em que atendia por Bar Berlim, ficaram as sugestões de inspiração alemã no cardápio e a lembrança de protestos de estudantes na porta, realizados durante a II Guerra Mundial. Inaugurado em 1934, tem belo interior art déco, incluído na lista de bens tombados pela prefeitura. Cremoso, o chope da Brahma é servido em caldeiretas de 350 mililitros.

Muitos brindes são erguidos no salão e na varanda, principalmente em comemorações futebolísticas. O cardápio lista pratos como o kassler defumado com chucrute e o par de salsichões guarnecido de salada de batata. Para beliscar, boa pedida são os croquetes de carne."

Parando para examinar as construções existentes no Brasil, vamos concluir que podemos dividir sua história em dois períodos bem distintos. A história do antes e do depois da transformação completa provocada pela grande quantidade de indústrias e da explosão em série de diferentes tipos de máquinas. As duas Grandes Guerras contribuíram bastante para isso. Esta verdadeira revolução reduziu as diferenças entre os grupos sociais e transmitiu a todos a necessidade de buscar o melhor, o mais bonito e o mais agradável e fez surgir também, no impacto inicial das grandes descobertas, os novos meios de transporte e de comunicação. Entre estas duas grandes fases da história das construções no Brasil, surge o estilo conhecido como o art déco, verdadeira transição entre o antigo e o moderno. Este estilo originário da França, influenciou os países da Europa, os Estados Unidos e toda a América. No Brasil, por ocasião da era Vargas, a art-déco teve uma espansão muito grande. O Palácio Duque de Caxias, antigo Ministério da Guerra, a Estação da Central do Brasil (ambos na cidade do Rio de Janeiro), teatros, cinemas e mais de 200 prédios foram construídos em estilo art-déco. Em todos estes prédios sente-se a fuga dos tradicionais estilos de épocas passadas e a vontade de agradar e transmitir o belo.

Neste mesmo período, precisamente em 1934, quando Ipanema e Leblon eram ainda lugares ermos e isolados, habitados apenas por pescadores, foi construído às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, em estilo art déco, o Bar Berlim, atual Bar Lagoa. O mármore de Carrara, que reveste grande parte do interior do bar, foi trazido da Itália em navios mercantes que aportavam em um cais que existia em Ipanema, perto do Canal do Jardim de Alá.

A atual administração do Bar Lagoa vem preservando, com muito cuidado, o estilo do restaurante com seus mármores originais encimados por frisos dourados, por seus espelhos elípticos nas portas, por suas luminárias interessantes, seus portões, janelas e o grande balcão dos músicos que nos anos 30 e 40 tocavam músicas alemãs para os frequentadores que, na maiori, eram imigrantes alemães. Conta a história que quando o Brasil entrou em guerra com a Alemanha, o Bar Lagoa, que na ocasião se chamava Bar Berlim, foi todo apedrejado e quebrado por um grupo de jovens revoltados com o afundamento de navios brasileiros, que diziam ter sido bombardeado por submarinos alemães. O tempo passou, mas o Bar Lagoa, que merece ser visto por quem não o conhece, continua vivo contando a sua história.

Bar Lagoa

Av. Epitácio Pessoa, 1674
Lagoa
RIO DE JANEIRO - RJ
Tel.: (21) 2287-1112
Veja o mapa




Publicidade

Publicidade



Publicidade

Publicidade