Pão de Nozes com Damasco…

Olá tudo, bem?

Sentiu minha falta? Ando ocupado, bastante trabalho graças a Deus!

Só agora percebi quanto tempo passou desde a última vez que postei algo aqui no blog. Mas, para nooooossa alegria estou de volta.

Retorno com uma novidade. Estou cada vez mais envolvido com a panificação artesanal. Calma, continuo fiel as pizzas.

É que nas minhas participações em eventos e festivais gastronômicos tenho feito pães, com receitas criadas por mim para cada ocasião, ao invés de pizzas.

Pão Cappuccino para o Petrópolis Gourmet, Pão de Alho para o Espaço Gourmet Chauffage, Pão de Azeite e Ervas para o Festival Gastronômico de Três Rios, Pão de Nozes e Damasco para o Vilarejo Gourmet, são alguns deles.

E é justamente esse último, de nozes e damasco, que destaco hoje.

Recebi um convite para participar das oficinas no Vilarejo Gourmet agora no mês de Dezembro. Só que para esse mês as receitas são focadas no Natal. Então pensei no Pão de Nozes com Damasco.

Como de costume uma receita muito simples de ser feita. Para preparar esse pão você vai precisar de:

– 900 g farinha de trigo

– 10 g fermento biológico seco

– 20 g de sal

– 30 g açúcar

– 550 g de água

– 200 g de nozes

– 100 g de damasco

Modo de preparo:

  • Processar 100 g de nozes até formar uma farinha e reservar.
  • Picar os 100 g de nozes que restaram e reservar.
  • Picar o damasco e reservar.

Em um bowl (bacia) acrescentar as farinhas de trigo e de nozes e misturar. Adicionar o fermento e misturar. Acrescentar o açúcar e misturar. Acrescentar o sal e misturar. Adicionar a água até dar ponto à massa. Incorporar as nozes picadas e o damasco picado. Levar a massa para a bancada e iniciar a sova (10 a 15 min). Deixar a massa descansar por 30 min. Após esse período modelar a massa e deixar fermentar por mais 30 min. Fazer os cortes e levar ao forno, 180 graus Celsius, por 25 min (esse tempo dependerá de cada forno). Servir.

A textura crocante das nozes e o sabor adocicado do damasco dão a esse pão uma característica muito peculiar. Outra característica é a coloração que lembra muito a de uma massa preparada com farinha integral, graças a “farinha de nozes” incorporada.

Nos próximos posts passarei as receitas dos outros pães citados acima.

Abraços e até o próximo post.

Speck, uma influência austríaca…

Olá, tudo bem?

Como esse ano está correndo, não é mesmo? Já vamos para o mês de Maio e só agora vou postar algo aqui no blog…

Na verdade, não é o ano que está correndo, mas eu que estou com muito trabalho. Eventos, consultoria, aulas, mais eventos… E, por falar neles, recentemente inclui alguns novos sabores de pizzas em meu cardápio. Uns funcionaram bem, outros nem tanto… Leia Mais >>

Piadina, o pão rude de Roma…

Olá, tudo bem?

Estamos chegando ao final de mais um Petrópolis Gourmet e como nos anos anteriores as oficinas gastronômicas foram concorridas. A novidade foi o espaço Senac Gourmet Show.

Nele aconteceram oficinas com Chefs que dão aulas na instituição Senac Rio, como a de Piadina, que apresentei junto ao… Leia Mais >>

Mini focaccia, sanduíche gourmet…

Olá, tudo bem?

Como sabe esse mês está acontecendo o XI Petrópolis Gourmet, o maior evento gastronômico da região serrana. E o tema desse ano é Sapore d’Italia.

Ano passado participei desse evento com oficinas de pizzas e grissinis. Para essa 11ª edição inclui no cardápio a famosa focaccia. E foi essa… Leia Mais >>

Bianca, a pizza sem molho…

Olá, tudo bem?

Num dos últimos post que escrevi citei a pizza Marinara (http://gastromania.com.br/PizzaioloGourmet/?p=689), uma pizza clássica que não leva mozarela.

Muito antes das pizzas ganharem o padrão como conhecemos hoje houve algumas versões anteriores: as sem molho (biancas) e as sem queijo (rosses).

Hoje cedo troquei algumas mensagens com… Leia Mais >>

Caponata, sabor da Sicília…

Olá, td bem?

No último post comentei sobre um evento que fiz para uma empresa, ocasião em que os participantes criavam suas pizzas.

Ao meu ver a gastronomia é a mais completa das artes, pois é possível explorar todos os sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição) com tantas possibilidades de aromas, texturas, cores e sabores.

E no evento que comentei não foi diferente. Muitas criações surgiram… Leia Mais >>

Marinara, a pizza “rosso”…

Olá, td bem?

Recentemente fiz um evento para uma empresa e esse evento teve uma dinâmica interessante: cada convidado preparava sua própria pizza. E eu… as assava.

A proposta com esse formato de evento foi criar um ambiente de integração entre os executivos da empresa. E foi isso mesmo que aconteceu.

Foram montadas algumas mesas e em cada uma delas havia um avental com a logomarca da… Leia Mais >>

Cablanca, um queijo com sabor suave…

Olá, tudo bem?

Nesse final de semana retornei a casa de uma cliente para preparar pizzas em forno a lenha. Uma novidade: a pizza com Cablanca e Sálvia.

Cablanca é um queijo holandês feito com leite de cabra que contém baixo nível de colesterol. É um queijo com sabor suave, perfeito para complementar saladas ou mesmo compor uma tábua de queijos.

A sugestão de preparar uma pizza… Leia Mais >> | 1 Comment

Pizza DOC, verace pizza napoletana…

Olá, td bem?

Ontem foi o último dia do curso de Pizzas oferecido pelo Senac Petrópolis e no qual sou docente.

Dia de avaliação. Dia em que cada um teve que criar sua própria pizza usando a imaginação e o bom senso para combinar de forma harmoniosa os ingredientes. Afinal, “menos é mais”.

Para a ocasião tinha a disposição deles a farinha italiana 00, Le 5 Stagioni… Leia Mais >> | 3 Comments

Azeite aromatizado com pimenta-rosa…

Olá, td bem?

Ando sumido, é verdade. Sinal de muito trabalho. Só hoje dei conta que faz pouco mais de 1 mês desde o último post.

Esse mês de julho está sendo uma correria: avaliação técnica no Senac, aulas, eventos, reuniões e mais reuniões, fechando novas parcerias, mais eventos, … e o blog acabou… Leia Mais >> | 4 Comments