Publicidade

Kefir: um alimento funcional




         kefir

A palavra quefir, ou kefir, tem origem turca e significa sentir-se bem.

Estima-se que a origem dessa bebida remonte a mais de 2000 a.c., nas montanhas do Cáucaso, na Rússia, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio.Era considerado como um presente de Alá pelos muçulmanos dessa região, por isso não permitiam que outros povos a consumissem.

O Kefir é um probiótico produzido através da fermentação do leite. Possui um aspecto semelhante ao Iogurte, mas o seu valor nutricional e terapêutico é muito superior. Sua principal característica é possuir uma microbiota diversificada composta por lactobacilos, lactococos e leveduras entre outros microorganismos.

Possui grupos de bactérias que não existem no Iogurte tradicional. O kefir contém também leveduras benéficas como as Saccharomyces kefir e Torula kefir, que dominam, controlam e eliminam as leveduras patogénicas (prejudiciais) presentes no organismo.

O kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra, ovelha, camela e búfala, podendo também ser utilizado leite pasteurizado integral, semidesnatado ou desnatado). Tem aparência de uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, Lípidos e mucopolissacarídeo solúvel (kefiran).

Alguns benefícios de seu consumo são:

  • Estímulo do sistema imunológico
  •  Modulação dos níveis de colesterol
  •  Equilíbrio da flora intestinal
  •  Síntese de vitaminas co complexo B
  •  Aumento da absorção de minerais como ferro, cálcio e zinco, entre outros.



Resultado de imagem para terceira idade desenho

A terceira idade é a denominação dada aos indivíduos com 60 anos ou mais.

Essas pessoas possuem necessidades nutricionais particulares relacionadas ao processo de envelhecimento fisiológico. E para aproveitar essa fase da vida com saúde é preciso ter bons hábitos alimentares, melhor ainda se forem adotados em todas as fases da vida.

Uma alimentação saudável… Leia Mais>>

Todos passamos por momentos de estresse, mas cada um reage de uma maneira diferente.
Alimentos que não nos fazem bem ou que nos causam alergia também nos causam estresse.
Já que nem sempre podemos evitar situações de estresse no nosso dia a dia, podemos ajudar nosso corpo a lidar com esses problemas através dos alimentos.
Certos nutrientes ajudam a controlar o… Leia Mais>>

 

oregano

Contém antioxidantes que ajudam a diminuir inflamações e colaboram para a prevenção de doenças do coração.

Também é rico em cálcio e possui um óleo essencial com propriedade fungicida. Estimula o sistema imunológico, melhora a digestão e o trato respiratório.Ele pode ser usado em pizzas, molhos e saladas ou até mesmo em sucos verde.

Em chás alivia tosse,cólicas… Leia Mais>>

Deixe um comentário

*

WP-SpamFree by Pole Position Marketing