Publicidade

Archive for junho, 2017

Kefir: um alimento funcional




         kefir

A palavra quefir, ou kefir, tem origem turca e significa sentir-se bem.

Estima-se que a origem dessa bebida remonte a mais de 2000 a.c., nas montanhas do Cáucaso, na Rússia, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio.Era considerado como um presente de Alá pelos muçulmanos dessa região, por isso não permitiam que outros povos a consumissem.

O Kefir é um probiótico produzido através da fermentação do leite. Possui um aspecto semelhante ao Iogurte, mas o seu valor nutricional e terapêutico é muito superior. Sua principal característica é possuir uma microbiota diversificada composta por lactobacilos, lactococos e leveduras entre outros microorganismos.

Possui grupos de bactérias que não existem no Iogurte tradicional. O kefir contém também leveduras benéficas como as Saccharomyces kefir e Torula kefir, que dominam, controlam e eliminam as leveduras patogénicas (prejudiciais) presentes no organismo.

O kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra, ovelha, camela e búfala, podendo também ser utilizado leite pasteurizado integral, semidesnatado ou desnatado). Tem aparência de uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, Lípidos e mucopolissacarídeo solúvel (kefiran).

Alguns benefícios de seu consumo são:

  • Estímulo do sistema imunológico
  •  Modulação dos níveis de colesterol
  •  Equilíbrio da flora intestinal
  •  Síntese de vitaminas co complexo B
  •  Aumento da absorção de minerais como ferro, cálcio e zinco, entre outros.