Notícias


Festival FARTURA - COMIDAS DO BRASIL abre o calendário 2018 em BELÉM, um dos mais requisitados destinos gastronômicos do país

Atualizado em 11/01/2018

EVENTO SERÁ NOS DIAS 27 E 28 DE JANEIRO NA CAPITAL PARAENSE E REÚNE CHEFS, RESTAURANTES E INGREDIENTES DE MAIS DE 10 ESTADOS DO PAÍS

O ano de 2018 já começa especial para a Plataforma Fartura – Comidas do Brasil. Após percorrer o Pará e o Ceará pela Expedição Fartura, mapeando a cadeia produtiva da gastronomia dos estados, chega a hora de realizar o primeiro evento do ano, o Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém, nos dias 27 e 28 de janeiro, na Estação das Docas.

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil reúne expedição, uma produtora que disponibiliza conteúdo customizado, filmes, vídeos, livros, programas de rádio, conteúdo para o site e redes sociais, além dos festivais, que são a celebração de toda essa pesquisa disponível em forma de experiência para o público, em várias cidades do Brasil. Começar o ano celebrando a rica gastronomia do Pará só pode dar sorte.

No Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém, mas de 50 atrações gastronômicas se dividem entre os espaços onde o público poderá conhecer produtos, aprender e experimentar receitas de chefs e cozinheiros de mais de 10 estados brasileiros. O evento tem parceria com o Instituto Paulo Martins, que tem como objetivo promover o estudo e a divulgação da gastronomia paraense e amazônica.

“Com a parceria do Instituto, conseguimos ir a fundo na gastronomia local, que será muito valorizada nesse festival. Pelo menos metade dos participantes é do Pará. E foi bacana porque este destino é tão rico que vários chefs de outros estados querem ir, estão entusiasmados. Teremos um super time. Vamos também enfatizar os ingredientes dos seis polos Pan-Amazônicos: Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu”, conta a curadora gastronômica Luiza Fecarotta.

Além da programação gastronômica, o Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém terá apresentações artísticas da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, Mestre Solano, Strobo, Careca Braga, Jardim Percussivo e Lucas Estrela.

ATRAÇÕES E ESPAÇOS GASTRONÔMICOS:

No Espaço Chefs e Restaurantes e Petiscos, Lanches e Doces o público poderá experimentar pratos e petiscos de renomados chefs de todo o país, entre os já confirmados estão: Prazeres Quaresma, do Saldosa Maloca (Belém - PA); Ângela Sicilia, do Famiglia Sicilia (Belém - PA); Roberto Hundertmark, do Buiagu (Belém - PA); Mônica Rangel, do Gosto com Gosto (Resende - RJ); Pablo Oazen, ganhador do Masterchef Profissionais 2017, do Garagem (Juiz de Fora - MG), Artur Bestene, do Bar Old School (Belém - PA),; e Fred Trindade, do Trindade (BH, MG).

Quem quiser aprender as receitas, terá um passo a passo completo na Cozinha ao Vivo, onde terá produção, preparo e venda de pratos diferenciados dos chefs convidados, como Eliana Ferreira (Boieira do Ver-o-Peso), Felipe Gemaque (2+1 Produções Gastronômicas), Ofir Oliveira (Sabor Selvagem), Ilca do Carmo e Paulo Anijar (Santa Chicória), Bel Coelho (Clandestino, SP), entre outros.

No Espaço Conhecimento, os especialistas em gastronomia darão aulas e palestras em suas áreas. Participam, entre outros, Rafael Bruno, chef do Ponto X (Pedreiras, MA); Alexandre Barros, do Brasileirinho; Lorena Filgueiras e Bruna Garcia, da Doux Du Jour; Nazareno Alves e Eline Suane, do Point do Açaí; e Neide Rigo, nutricionista, autora do blog “Come-Se”, e fundadora da Pancity (SP).

Já no Espaço Interativo é para quem, além da teoria, também quer a aula prática, colocando a mão na massa e cozinhando junto aos chefs. Entre os nomes já confirmados estão Diego Ventura, Leonardo Modesto, Laurent Suaudeau, Thiago Castanho e Daniela Martins.

Outra novidade é a Cozinha ao Vivo Estação das Docas, onde os mais relevantes restaurantes que compõem o complexo gastronômico - principal polo de gastronomia de Belém - levarão seus chefs para apresentar pratos especialmente criados para o Festival. Estes mesmos petiscos estarão à venda nos respectivos restaurantes, exclusivamente no período do festival.

Os horários das atrações podem ser consultados no site www.farturabrasil.com.br, onde também estão disponibilizados receitas, histórias, vídeos e áudios das viagens da Expedição Fartura.

SERVIÇO:

Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém        

Datas: 27 e 28 de janeiro 

Horários: Sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 20h.

Local: Estação das Docas - Av. Boulevard Castilho, s/n - Campina, Belém/PA.   

Ingressos: R$15 (inteira) e R$7,50 (meia)

Vendas pelo www.sympla.com

Mais informações:

www.farturabrasil.com.br 

facebook.com\farturabrasil  

instagram.com\farturabrasil

SOBRE O FARTURA - COMIDAS DO BRASIL

O Fartura – Comidas do Brasil é uma das principais plataformas de gastronomia do país. Nascida a partir Festival de Tiradentes, que em 2018 completa 21 anos, tem como objetivo a valorização da gastronomia nacional, criando conexões entre ingredientes, receitas, produtores, chefs e restaurantes, por meio de pesquisas e viagens pelo país.

A base da plataforma é o conteúdo garimpado durante a Expedição Fartura, viagem que mapeia nossas diversas cadeias produtivas. A equipe Fartura está na estrada desde 2012, conhecendo as receitas, as histórias e as cozinhas mais acolhedoras do país. Ao longo desses anos, a plataforma percorreu todos os estados brasileiros, passando por 208 municípios e rodando quase 100 mil quilômetros. Posteriormente, todo o material produzido é divulgado em livros, documentários e programas de rádio, além dos eventos realizados ao longo ano. Esse conteúdo é ainda disponibilizado no Portal Fartura, que traz receitas, histórias e personagens dos quatro cantos do Brasil.



Publicidade

Publicidade



Publicidade

Publicidade