Publicidade

CULINÁRIA PARA NOVATOS: COMO PREPARAR CARNE ASSADA?

Assar é um método de preparo por calor seco. Significa preparar a carne dentro do forno em uma travessa ou em uma panela sem tampa, permitindo que o calor seco circule livremente até que o alimento esteja cozido e que a sua parte externa esteja dourada. É o procedimento indicado para cortes de carne grandes (mais de 1,5 kg), mais macios e com um pouco de gordura (que garante a sua maciez).
Para deixar a carne assada ainda melhor, coloque-a sempre na parte central do forno.
Cortes com uma leve cobertura de gordura permanecem mais suculentos. O ideal é que sejam assados em forno com temperatura baixa a moderada (entre 160ºC e 170ºC) por tempo longo, para evitar que o tamanho da peça de carne se reduza muito.
Devem ser servidos bem-passados.
Ao usar cortes magros, é preciso tomar cuidado para que o assado não fique seco. É preciso regá-lo freqüentemente com algum molho ou líquido ou envolvê-lo em papel-alumínio ou celofane (conforme o corte), assando-o em alta temperatura (200ºC) e por pouco tempo. É sempre bom pesar a carne antes de assá-la. Para cada 0,5 kg de carne bovina, calcule meia hora para assar.
Quando calcular a quantidade de carne para um determinado número de pessoas, lembre-se de que, quando é assada, a carne perde água e, portanto, sofre considerável redução de peso. Ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar, preparar uma carne assada bem temperada e suculenta não é tarefa para “experts” na cozinha. Algumas experiências daqui e dali me ensinaram os bons temperos e a forma certa para fazer um prato apreciado por tantos e sem muito trabalho.
Os segredos de uma boa carne assada são os temperos e a escolha da carne. Você pode usar alcatra, lagarto, picanha, lombo suíno; o  meu objetivo não é deixar você plantado na cozinha! E com as sobras, faça no dia seguinte um maravilhosos sanduíche.
INGREDIENTES:
-1 peça de lagarto redondo (1,5 kg)
 – sal  grosso a gosto
- 1 pimenta dedo de moça picadinha
- 2 colheres de sopa de alho picadinho
- tomilho fresco a gosto
- 1 garrafa de vinho tinto seco
 MODO DE PREPARO:
1- Faça uma marinada com com sal, pimenta dedo de moça picadinha, alho, tomilho, e o vinho tinto. Se quiser, você também pode usar uma mistura de temperos especial para carnes, comprado nos supermercados. NÃO SEJA PREGUIÇOSO (A), FAÇA SEU TEMPERO! Em seguida, coloque a carne dentro de um saco transparente, coloque essa marinada e deixe na geladeira por 6 – 12 horas.
2- Retire a carne da geladeira, deixe fora por uns 15 minutos; enquanto isso acenda o forno a 200º C e deixe aquecendo.
3- Pegue uma refratário, uma forma; caso tenha uma grelha que caiba neste refratário coloque a carne por cima desta; se não, coloque  a carne no refratário e regue com a marinada. Gordura pra cima! Se a carne não tiver gordura, passe um pouquinho de manteiga sobre a carne. Isso a manterá úmida. Forre a carne com papel alumínio e leve ao forno. Deixe por 1h30 a 2 horas. Durante esse tempo é sempre bom  “dar uma olhadinha” e caso necessite, ir regando com o líquido que está no fundo o refratário ou um liquido a escolha.
4- Passado esse tempo, com um garfo, espete a carne e veja se já está macia; estando, retire o papel alumínio e deixe dourar por mais uns 20 minutos. Quando retirar a carne assada do forno, aguarde uns dez minutos até cortá-la, pois ficará mais fácil de fatiar e os sucos e sabores se acentuarão.
5- Veja no o fundo do refratário ficarão crostas, um pouco de líquido, etc. Jogue um pouco água e faça um molho e regue a carne ao servir.
DICA: seja ousado, faça outras marinadas com gengibre ralado, mostarda amarela, shoyo, mistura de ervas.

Olá queridos amigos do site gastromania, começo hoje minha primeira participação por aqui. Mas primeiro tenho que me apresentar: me chamo Marco Lima, sou Petropolitano, uma cidade linda, serrana, que fica a 45 minutos do Rio de Janeiro; mas atualmente moro em Curitiba – PR.

Sou Chef de cozinha de um dos “hospitais hoteleiros” da  APC PUC- PR,  mas minha vida gastronômica é recente porém bem interessante. Fui Chef… Leia Mais >> | 1 Comment

Ingredientes:torta mousse brownie

- 600 g de chocolate meio amargo picado

- 120 g de manteiga sem sal (Não use margarina)

- 200 ml de água

- 100 g de açúcar

- 1 pau de canela

- 4 cravos da índia… Leia Mais >> | 1 Comment

Tenho me dedicado bastante nas últimas semanas, á fabricação de pães artesanais. Nunca fui muito bom em pães, apesar de sentir um imenso prazer em fazer e também em comer aquele pão fresquinho, que acabou de sair do forno.

Entre trocas de informações, dicas e sugestões com especialistas da área, cheguei a um resultado que me agradou muito; e achei muito justo compartilhar com vocês leitores… Leia Mais >>

One Response to “CULINÁRIA PARA NOVATOS: COMO PREPARAR CARNE ASSADA?”

  • andre gonsalves disse:

    hummm só de olhar eu ja fico imaginando aquele gostinho de carne assada derretendo na boca . pena que eu não saiba fazer . sô saboreio carne assada em restaurantes .

Deixe seu comentrio

WP-SpamFree by Pole Position Marketing