Entrevistas


Pedro de Artagão

Chef dos restaurantes Iraja, Formidable e Cozinha Artagão

Atualizado em 25/08/2016

Inaugurado em 2011, o Irajá Gastrô nasceu do desejo de dois amigos – Pedro de Artagão e Marcos Werneck, que se uniram para criar algo novo: um espaço de alta gastronomia, contemporâneo com uma pegada brasileira, autoral, mas sobretudo que fosse percebido como um espaço acolhedor, confortável, quase uma extensão da nossa casa.

1 – Como começou a sua estória na gastronomia?

Desde pequeno ia para a cozinha de uma pequena padaria que meu avô tinha. À medida que fui crescendo, essa paixão e curiosidade pela gastronomia só fez aumentar.
 
2 – Você tem formação na área de gastronomia ou iniciou em campo diverso? (economia, engenharia...)

Estudei Hotelaria, e esse conteúdo acrescentou uma visão ainda mais ampla quando comecei de fato na gastronomia. Meus empreendimentos têm um foco grande no serviço ao cliente, gosto que as pessoas se sintam bem, considerando todos os detalhes.
 
3- Que tipo de culinária mais se assemelha às suas criações?

Minha cozinha é focada no encantamento, no prazer da boa mesa. Gosto de reinventar pratos considerados clássicos, e fazer de uma comidinha de dia a dia, um banquete para os olhos e o paladar. Mas minhas influências vêm da cozinha portuguesa e brasileira.
 
4 – Tudo começou com o Irajá? Qual foi a sua proposta inicial?

A proposta sempre foi inovar, desde o ambiente, até o atendimento e sobretudo no sabor, tudo para que o cliente se sinta em casa. Os pratos devem encantar desde a primeira garfada, evocar memórias, aguçar o paladar e o olhar, é um convite à entrega aos prazeres da boa mesa.
 
5 – Você criou uma linha de Clássicos do Artagão. Que requisitos precisam ter esses pratos para serem incluídos nos clássicos?

Esses são os pratos mais adorados e pedidos pelos clientes em todas as casas, depois que saem do menu no Irajá e do Formidable, passam a fazer parte do menu do Cozinha Artagão.
 
6 – O seu bolo de chocolate com calda de baunilha é algo indiscutivelmente maravilhoso. É comum os clientes pedirem a receita?

Rs, Isso acontece sempre, mas esse é um segredo guardado a oito chaves!
 
7 -  Existe diferença entre os 3 restaurantes do grupo? Os pratos são os mesmos ou cada um tem seu próprio perfil?

Cada um tem seu próprio perfil, o Irajá na alta gastronomia, o Formidable na cozinha francesa e o Cozinha Artagão com os pratos clássicos do dia a dia com toque de Chef.
Ano passado lançamos o nosso Catering, o Pedro de Artagão Festas & Corporate, que trouxe inovações ao mercado de eventos, tornando a gastronomia uma atração a mais para os convidados.

8 – Os seus pratos têm características de comidinha de bistrô, com toques bem brasileiros, usando, inclusive, ingredientes substanciais. Essa mistura é proposital ?

Sim, acredito no uso consciente dos ingredientes, e sobretudo na riqueza e diversidade de ingredientes que temos aqui no Brasil, por isso minhas criações sempre levam em conta o fator sazonal, e procuram prestigiar os pequenos produtores, que têm uma relação mais próxima e respeitosa com o alimento que produzem.
 
9 – Qual o prato de maior sucesso nos restaurantes?

Temos vários queridinhos, mas acho que o Bolo de Brigadeiro é o mais conhecido.
 
10 – Você acha importante a alteração/atualização do cardápio de um restaurante ou entende que o cliente fiel quer sempre degustar os seus pratos preferidos?

Recentemente renovamos totalmente o menu do Irajá, e tivemos alguns clientes que reclamaram. Acho que é importante dar uma chance para que o cliente possa conhecer novos pratos e se encantar a cada novo menu, para que novos Clássicos apareçam.


Veja a(s) receita(s) do Chef:








Publicidade

Publicidade



Publicidade

Publicidade