Entrevistas


Alexandre Henriques

Chef dos restaurantes portugueses

Atualizado em 25/07/2016

Com larga experiência ao lado da mãe Henriqueta Henriques, o filho e conceituado chef de cozinha, Alexandre Henriques se prepara para dar um dos maiores, voo na gastronomia lusitana. Assumindo o comando da cozinha do restaurante "Filho da Mãe", prestes a ser inaugurado no espaço Vogue Gourmet, na Barra da Tijuca, Alexandre leva uma versão mais contemporânea da Gruta de Santo Antônio, tendo o seu toque e sabor em cada prato.

Como é ser filho de Dona Henriqueta? O gosto pela gastronomia é "culpa dela"?


Minha mãe e uma pessoa única e maravilhosa onde soube dar educação e criar bem seus filhos para mundo. O gosto pela gastronomia veio dos meus Pais tanto dela e dele (Chef de Cozinha) mas também na minha familia todo mundo cozinha muito bem. Esta na veia da familia toda o Dom.

Assumir o comando das panelas do Gruta de Santo Antônio foi uma responsabilidade muito grande?

No começo eu achava uma grande responsabilidade,mais no dia a dia e tantas horas de trabalho tudo feito com muito amor e entrega; que Há obrigação na perfeição saem sempre natural. Meus Sous Chef na cozinha fazem tudo que criei e preparo como se eu não estivesse. Podendo me aperfeiçoar em cursos e viagem para trazer novidades para casa.

Desde que assumiu o Gruta de Santo Antônio foram 11 prêmios dentre as categorias chef, restaurante e frutos do mar. Qual o segredo para tanto sucesso?
    
Dedicação e repeito por todos na equipe, associado com qualidade dos produtos e conhecimento das técnicas.

Quais chefs te inspiram?

Vitor Sobral, Joel Robuchon, Claude, José Avillez e Danio Braga.

Quais suas influências na gastronomia?

Portuguesa e Mediterrânea

O que não pode faltar na sua cozinha?

Azeite e Bacalhau

Pra você o que é tendência em gastronomia?

Simplicidade e confort food. O simples da cozinha me encanta, esta ai em restaurantes que tem mais de 50 anos onde suas cozinhas são consistentes e admiradas.

O que acha do crescimento de interesse sobre o universo gastronômico principalmente entre os jovens?

Acho que e um grande momento no Brasil onde não se fala de outra coisa. Todo mundo precisa comer. Uma grande oportunidade de crescer e se estabelecer num país tão dificil e cheio de problemas.

Esse mês inaugura o seu restaurante "Filho da Mãe" no Espaço Vouge Gourmet. Como surgiu o convite do Ricardo Amaral e qual sua expectativa com o seu restaurante?

Foi um convite há 2 anos onde ele queria que eu fosse sócio, mas eu só quero prestar consultoria na cozinha; Pois já tenho um restaurante.

Ele aceitou passando para mim todo o comando e criação da cozinha e dos pratos.

Estou bem ansioso pois todo o espaço tem o meu nome e da minha historia com minha mãe. Tenho certeza que o público da Barra vai adorar e fidelizar.

O que o público pode esperar do "Filho da Mãe"?

Um restaurante com a nossa tradição, qualidade e nosso sucesso dos nossos pratos.

Quais os planos para o futuro?

No futuro meu sonho e ter um  Restaurante em Portugal onde eu pudesse estar cá e lá. Esse dia vai chegar.




Por: Carol Monteiro


Veja a(s) receita(s) do Chef:








Publicidade

Publicidade



Publicidade

Publicidade