Magazine


Presentes para o Dia dos Pais - Whiskies

Se seu pai é chegado em whiskies, talvez a melhor ideia seja dar-lhe uma belíssima garrafa. Mas por onde começar?

Atualizado em 31/07/2017

Blended whiskies? Single malts? Bourbons? Comprar o melhor que puder bancar? Ou investir no básico de qualidade? 

Nada disso. Porque gosto é pessoal, e por mais que conheçamos uma pessoa, corremos o risco de errar. Aliás, aí é bem pior, porque a intimidade cria essa obrigação meio inconveniente de acertar. Então, aí vai uma lista de presentes para aqueles pais que amam whisky, mas não são whisky. São presentes que independentemente do gosto pessoal, farão um belo sucesso, e trarão aquele tão aguardado sorriso sincero nos lábios do papai.

GLENCAIRN GLASS

O Glencairn é o copo oficial para degustação de whiskies, criado pela empresa Glencairn Crystal, do Reino Unido. Seu desenvolvimento contou com a participação de alguns dos mais respeitados master blenders do mundo do whisky, de forma a tornar seu desenho inicial perfeito.

Ele foi criado especialmente para potencializar as características da bebida. Suas bordas estreitas concentram os aromas, e permitem perceber todas as nuances da bebida, enquanto o corpo bojudo auxilia na evaporação e contato com o ar – o que pode ser muito benéfico para alguns whiskies.

Pode ser adquirido na importadora oficial no brasil: www.lojadewhisky.com.br

LIVRO – O ATLAS MUNDIAL DO WHISKY – DAVE BROOM

Este é provavelmente o melhor livro em português sobre a melhor bebida do mundo. Dave Broom é um dos mais famosos – e confiáveis, note que isso é importante aqui – autores especializados em whisky. Ele possui mais de vinte e cinco anos de experiência com destilados, e trabalha como escritor e jornalista freelancer.

Seu atlas mundial do whisky conta com detalhes sobre mais de cento e cinquenta destilarias e trezentas e cinquenta notas de degustação de whiskies distintos. O livro também indica whiskies a serem experimentados caso você já conheça algum e suas páginas. É uma leitura leve e agradável, e um convite para um novo gole. Como um bom whisky.

Pode ser encontrado nas melhores livrarias, online e físicas.

WHISKY STONES

Aqui está uma invenção polêmica. Porque a ideia das whisky stones não é realmente gelar o whisky sem causar diluição. É apenas deixa-lo em uma temperatura mais amena, diremos, como a temperatura ambiente da Escócia.

O princípio é simples. São pequenas pedras sabão que devem ser resfriadas no freezer de casa antes de cada uso. O problema é que as whisky stones ficam no meio do caminho entre algo muito legal e algo inútil. É que elas não gelam o whisky tanto assim, e não contribuem também para uma degustação analítica da bebida.

Mas talvez a ideia seja justamente esta. Usá-las quando queremos beber despreocupadamente algum whisky, mas ficamos com dó de colocar gelo. Para isso, são um ótimo presente! As whisky stones não estão à venda no Brasil, mas podem ser encontradas facilmente em sites como a Amazon.com.

CERVEJA MATURADA EM BARRICAS DE WHISKY

Se progenitor também for apaixonado por uma boa cerveja, esta é a lembrança perfeita. Há uma infinidade de cervejas que passam por barris antes usados pelos mais diferentes tipos de whisky. Dentre as importadas, uma das mais emblemáticas é a Ola Dubh, da cervejaria escocesa Harvieston. É uma cerveja escura, de alta graduação alcoólica e que é finalizada em barricas que antes continham o single malt Highland Park. Importada pela BeerManiacs: http://beermaniacs.com.br/

Dentre as opções brasileiras, a cervejaria paulista Dádiva lançou recentemente a Odonata #5, uma edição especial limitada de sua russian imperial stout, maturada em barricas de carvalho americano que antes continham single malt da região escocesa das highlands. Pode ser adquirida no Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo, na cervejastore.com.br e clubeer.com.br 

 

Por Maurício Porto, autor do blog O Cão Engarrafado

 

 




Publicidade

Publicidade



Publicidade

Publicidade