Clube do Vinho


Dicas de vinhos para o churrasco

A equipe de Sommeliers da Wine.com.br preparou uma lista de harmonizações para mostrar que o vinho é uma ótima opção para o churrasco

Atualizado em 16/03/2017

Durante o verão, convidar os amigos para um churrasco é um dos programas preferidos de muitos brasileiros. Seja em uma churrascaria, em um quiosque na praia ou em casa, o vinho pode ser uma opção para acompanhar as carnes na brasa. Para mostrar a versatilidade da bebida, a Equipe de Sommeliers da Wine.com.br, maior operação de e-commerce de vinhos da América Latina, preparou uma lista com quatro vinhos que harmonizam com churrasco.

Picanha ou contrafilé na brasa 

A picanha é uma das carnes mais pedidas no churrasco brasileiro e, por isso, pede um vinho marcante. Para ajudar os apaixonados por churrasco a saborearem uma boa picanha, a Equipe de Sommeliers escolheu o vinho sul-africano Fleur du Cap Cabernet Sauvignon Unfiltered 2012. "A complexidade de aromas, como frutas negras e notas de cacau, faz desse um vinho tão envolvente quanto a picanha ou um contrafilé na brasa", contam os Sommeliers.

Bife Ancho ao Chimichurri

De origem portenha, o Bife Ancho é também conhecido no Brasil como filé de costela. A palavra ancho, que em espanhol significa largo, faz referência à espessura dessa carne, que chega a dois centímetros. Já o molho Chimichurri, também tradicional na Argentina, é composto por ingredientes como coentro, alho, pimenta vermelha, mostarda, azeite e ervas. Para acompanhar, a Equipe de Sommeliers sugere o vinho Miguel Torres Gran Reserva Cabernet Sauvignon 212. "Esse tinto chileno tem notas de pimenta que dão o suporte ideal para cortes de carne mais untuosos e temperados. Ideal para um churrasco argentino!", contam os Sommeliers. 

Linguiça toscana, pão de alho e filé com queijo 

Para acompanhar os clássicos do churrasco, um vinho fácil de beber é a indicação de Lucas Cordeiro, Sommelier da Wine.com.br. "O sul-africano Natana Syrah pode ser uma ótima combinação com linguiça toscana, pão de alho ou filé com queijo. É um vinho fácil de harmonizar, com aromas de frutas vermelhas e notas de pimenta", diz Lucas. 

Cupim no Bafo

O espumante Mural Reserva Extra Brut, de Portugal, é a sugestão da Equipe de Sommeliers para acompanhar o cupim no bafo. Versátil, esse vinho combina com diversos pratos do churrasco, principalmente com carnes gordurosas. Segundo os Sommeliers, por ser um espumante cítrico e de elevada acidez, o Mural Reserva Extra Brut ajuda a equilibrar o aspecto gorduroso do cupim no bafo.




Publicidade

Publicidade



Publicidade

Publicidade