Sabor e Saúde


Como não fugir da dieta nas festas juninas

Comer uma refeição leve antes de sair de casa ou evitar pamonha. Confira dicas da nutricionista da Aliança Oncologia, Gabryella Batista, para manter o equilíbrio da alimentação em junho

Atualizado em 06/06/2016

Chegou a temporada de festas juninas, e uma das principais atrações do período são as comidas típicas. Mesmo para as pessoas mais fieis à dieta, é difícil manter o rigor e resistir aos deliciosos pratos nos eventos.

Para não engordar e manter o equilíbrio, a nutricionista da Aliança Oncologia, Gabryella Batista, explica que o primeiro passo é, antes de sair de casa, comer algo leve para “enganar” a fome.

“Uma fruta ou salada podem tirar um pouco do apetite e fazer a pessoa comer menos. Outra tática é se atentar para o tamanho da porção, optar por pratos menores. Isso faz diferença e evita exageros”, aconselha a nutricionista.

As melhores opções são os alimentos menos calóricos: churrasquinho de frango, milho cozido e caldo verde. Os dois últimos apresentam apenas 120 e 165 calorias, respectivamente.

“O milho tem muita fibra e vitamina A. Nos churrasquinhos, fuja do salsichão, que tem grande quantidade de conservantes e gordura. A tapioca e o cuscuz também se apresentam como variedades mais saudáveis”, recomenda Batista.

Já os vilões da festa contêm muitas calorias e açúcar. Uma pamonha, por exemplo, possui 400 calorias, quase o valor de uma refeição. Canjica de amendoim, maçã do amor e bolo de mandioca devem ser evitados. Por excesso de gordura, é bom maneirar na ingestão de pastéis.  

A nutricionista ainda atenta para os cuidados que pessoas intolerantes à lactose devem ter: distância de curau, arroz doce e canjica. Todos alimentos com muito leite e açúcar na composição.



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