Natural


Conheça os alimentos que contribuem com a saúde do coração

Fibras, frutas, aveia, peixes, suco de uva, soja e creme vegetal são algumas opções amigas do coração. Conheça alguns passos para construir uma alimentação equilibrada

Atualizado em 10/05/2016

Um coração saudável depende também de uma boa alimentação. Estudos comprovam que alimentos ricos em fibras e gorduras “boas”, as chamadas mono e poli-insaturadas, auxiliam na redução do colesterol “ruim” (LDL), que é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Mais da metade da população brasileira (52,5%) está, hoje, acima do peso. A constatação vem do Vigitel 2014 – pesquisa encomendada e recentemente divulgada pelo Ministério da Saúde. No último ano, as doenças crônicas – como as do coração, hipertensão e diabetes – corresponderam a 72% dos óbitos registrados no Brasil.

Segundo a nutricionista Lara Natacci, graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, mestre em Comportamento Alimentar pela Universidade de São Paulo e doutoranda pela mesma instituição, em uma alimentação equilibrada é permitido consumir todos os tipos de alimentos, mas com atenção ao excesso e à frequência de consumo. “O mais importante é manter um cardápio variado, que contribui com o funcionamento do organismo e proporciona mais disposição. Sempre que puder, escolha alimentos que fazem bem ao coração”.

“Os alimentos aliados do coração e que podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares são aqueles ricos em substâncias antioxidantes, fibras e gorduras mono ou poli-insaturadas. Boas opções incluem legumes, verduras, frutas, peixe, soja, aveia, fibras e creme vegetal.”, recomenda a nutricionista Lara Natacci.

Alimentos amigos do coração

A nutricionista Lara Natacci separou alguns alimentos amigos do coração, com super dicas, que vale a pena anotar!

 Legumes e Verduras: são grupos de alimentos que auxiliam no controle da obesidade, do diabetes, dos níveis de triglicérides e colesterol. Possuem baixo teor calórico e grande quantidade de fibras, minerais e vitaminas.
#ficaadica: sempre que possível preencha a metade do prato com esses grupos de alimentos!

 



Aveia: o farelo de aveia é um alimento extremamente rico em fibras solúveis, que ajudam a diminuir a absorção de colesterol e retardam a absorção das gorduras. Além disso, o farelo da aveia é especialmente rico em betaglucanas, fibras que auxiliam a reduzir a absorção do colesterol.
#ficaadica: acrescente farelo de aveia na sua vitamina de manhã ou na fruta do meio da tarde!


Frutas: além de oferecerem nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, as frutas são excelentes substitutos dos doces e sobremesas, e ajudam a controlar o peso e a glicemia.
#ficaadica: o recomendado é o consumo de 3 a 5 porções por dia.

 

 


Peixes: são ricos em gorduras boas, como Ômega 3 e 6, principalmente peixes como sardinha, atum, salmão e truta.
#ficaadica: durante a semana, alterne suas refeições entre peixes, carnes vermelhas e aves. Os peixes podem ser assados, cozidos no vapor, grelhados e até ensopados com legumes.

 


Suco de uva: seus efeitos benéficos para o coração são decorrentes dos flavonóides, substâncias antioxidantes que agem no combate aos radicais livres e inibem a oxidação de LDL - colesterol (o colesterol “ruim”).
#ficaadica:os flavonóides também estão presentes no vinho tinto e no chá verde. Aproveite e acrescente-os no preparo de molhos e até nas sobremesas mais leves!


Azeite de oliva extravirgem: uma das principais fontes de “gorduras boas” e de compostos antioxidantes, o azeite contribui para melhorar os níveis de LDL e HDL.
#ficaadica: tempere legumes e saladas com o azeite de olivaextravirgem e se desejar, você também pode acrescentar ervas para aromatizá-lo e deixar o sabor ainda mais surpreendente.

 

 


Creme vegetal: contém gorduras poli-insaturadas que contribuem para níveis adequados de colesterol no sangue. Feito com óleos vegetais, fontes das gorduras conhecidas como "boas", pode contribuir para os cuidados diários com a saúde do coração.
#ficaadica: é uma ótima opção para o café-da-manhã, pois ele dá sabor às torradas, pãezinhos, tapioca e também pode ser utilizado no preparo de diversas receitas doces e salgadas.



Publicidade

Publicidade



Publicidade

Publicidade