Clube do Vinho


Sua relação com o vinho

O Enófilo; o Enólogo e o Sommelier

Atualizado em 28/04/2016

O vinho sempre foi uma bebida especial por seu caráter original e distinto. Um vinho pode ser apreciado em um jantar de família, degustado em uma conversa de negócios, ou valorizado em uma ocasião romântica assim como em momentos de solidão. E assim como ele próprio possui dessemelhantes funcionalidades e sugestões, o vinho possui diferentes funções dentre seus apreciadores e talvez você se encaixe em mais de uma delas. Que são:

O Enófilo:

Somos todos nós do Clube do Vinho. São aqueles que gostam da bebida, se interessam e buscam por ela. Pode ser um estudioso ou só alguém que procura os melhores lugares e as tem suas marcas preferidas. Um enófilo não se envolve na elaboração do vinho, mas tem um forte envolvimento com ele e um certo entendimento mediante seus gostos particulares.

O Enólogo:

Este é o especialista da produção do vinho pois entende tudo sobre ela. Sabe analisar o solo, o melhor momento para colher além de técnicas para isso. Com formação em Enologia - que é a ciência que estuda toda a formação do vinho, ele é quem analisa desde o plantio até o engarrafamento da bebida.
Obs: Em 29 de maio de 2007 foi assinada a Lei que regulamentou as profissões de Técnico de Enologia e Enólogo.

O Sommelier:

Para os gregos antigos, Baco era o Deus do vinho, mas aposto que ele não bebia vinho como um Sommelier. Esse é o profissional responsável em saber cada qualidade da bebida; sabe qual versão dela se harmoniza melhor com determinados alimentos e costuma elaborar a carta de vinhos. O Sommelier precisa estar sempre renovando seus estudos de acordo com as novidades do mercado e novas demandas e criações. É normal as pessoas saberem identificar essa função com mais clareza pois esse é o profissional que trabalha diretamente com o atendimento ao cliente em hotéis, restaurantes, polos gastronômicos ou em uma enoteca (que é um espaço para apreciadores de vinhos onde se costumam ter coleções de garrafas destinadas a exposição e venda). Mas não se espante se este servidor souber mais também sobre cervejas ou cachaças, por exemplo. Há diversos cursos e especializações para esta área e existe até o sommelier de café, que é conhecido como Barista.
Obs: Em 26 de agosto de 2011 foi assinada a Lei que regulamentou a profissão do Sommelier.

Conhecer essas categorias nos torna mais capazes de saber onde buscar as melhores informações a respeito do que se desejamos em um vinho e também nos faz perceber se nossa relação com a bebida é simplesmente um hobby, um hábito, ou o desejo de uma profissão para se seguir na vida.

Jaciara Nogueira



Publicidade

Publicidade



Publicidade

Publicidade