Magazine


Conheça os principais tipos de feijão e como prepará-los

Versátil e nutritivo, o feijão é um alimento muito presente na alimentação do brasileiro

Atualizado em 01/12/2015

Versátil e nutritivo, o feijão é um alimento muito presente na alimentação do brasileiro. É o principal acompanhamento do arroz e ingrediente base para diversos pratos como: virado à paulista, caldinhos e, claro, a tradicional feijoada.

Além de paixão nacional, o feijão também possui alto valor nutricional. É fonte de lisina, nutriente importante para a produção de colágeno, que é responsável pela sustentação dos tecidos do organismo.  Rico em fibras, os grãos também ajudam a regular os níveis de colesterol e açúcar no sangue, ajudando no bom funcionamento do intestino.

O feijão também é fonte de proteína vegetal e rico em ferro. “Em uma concha de 80 g de feijão temos 1,04 mg de ferro, mineral que contribui para o desempenho em atividades intelectuais; fortalece o sistema imunológico, realiza o transporte de oxigênio para todos os órgãos e tecidos do corpo, além de promover melhor rendimento na prática de atividade física” destaca Beatriz Botéquio, nutricionista da Camil.

Presente na alimentação do brasileiro há mais de 50 anos e com um portfólio diversificado, a Camil valoriza a importância do feijão na alimentação do brasileiro. Ingrediente não só nutritivo, mas também com alto valor afetivo.

Pensando nisso, a marca preparou um conteúdo especial, com as características de diferentes variedades, dicas de preparo e receitas deliciosas, para incrementar o cardápio do dia a dia com praticidade e a qualidade que faz da Camil referência no mercado:

Tipos de feijão e seus principais usos culinários:

Feijão Carioca: Um dos mais consumidos no país, principalmente em São Paulo. Os grãos têm coloração bege, com listras marrons.

Feijão Preto: Os grãos de coloração negra são ingrediente básico da deliciosa feijoada. É também muito consumido no Rio de Janeiro acompanhado de arroz branco.

Feijão Rosinha: São grãos menores e cozinham mais facilmente. Sabor suave e que destaca o tempero.

Feijão Bolinha: É também conhecido como feijão manteiga. Os grãos são macios e com coloração esverdeada.

Feijão Branco: Grãos maiores que os outros tipos de feijão. Após o cozimento proporciona um caldo cremoso. Essa variedade é muito utilizada em sopas e saladas.

Feijão Fradinho: Grãos claros com uma pequena mancha na cor preta. Também conhecido como feijão de corda. É um tipo de grão que não forma muito caldo, por isso, é muito utilizado em saladas e é um dos ingredientes base do acarajé e do baião de dois.

Feijão Jalo: Esse tipo de feijão tem grãos mais alongados, com o umbigo arroxeado. Tem o caldo mais denso e é muito consumido em Minas Gerais.

Feijão Rajado: Tem grãos mais graúdos, rosados e com pintas mais escuras.  Seu sabor é levemente adocicado. Essa variedade cozinha com facilidade e é indicada para ensopados.

Dicas para preparar o feijão:

Cada tipo de grão possui um tempo de cozimento, principalmente por conta do tamanho. Abaixo você encontra algumas dicas para o preparo dos tipos carioca e preto:

1.   Para cozinhar mais rápido: Deixe os grãos de molho. Isso faz com que os grãos sejam cozidos mais rápidos, pois a água reidrata o grão deixando mais fácil de cozinhar. Para que cozinhem rapidamente o ideal é deixar de molho por até 12 horas.

2.   Para um caldo mais encorpado: Amasse alguns grãos de feijão enquanto tempera para garantir um caldo mais encorpado.

Excesso de sal: Cozinhe os grãos apenas com água, o sal dificulta o processo de cocção e deve ser acrescentado após o cozimento. Salgou demais? É só adicionar uma batata ao feijão e cozinhar por alguns minutos.

Praticidade para o dia a dia


Além da grande variedade de grãos, a Camil também oferece em seu portfólio a Linha Pronto. Pensada exclusivamente para quem procura praticidade, qualidade e, claro, sabor, a Linha Pronto oferece as variedades carioca, preto, branco e fradinho já cozidos e levemente temperados e para quem deseja acrescentar seu próprio tempero as variedades carioca e preto, sem tempero. Todos contam com embalagem abre fácil que, além de conservar naturalmente todas as propriedades do alimento, não precisa do uso da tesoura. 

Confira abaixo uma receita da Camil Alimentos, onde o feijão é o protagonista.

Baião de dois

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de manteiga de garrafa
  • 100 g de bacon cortado em cubos pequenos
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 xícara de chá de Arroz Reserva Especial CAMIL
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 xícaras e meia (chá) de água fervente
  • 1 embalagem de Feijão Fradinho Pronto CAMIL
  • 2 colheres (sopa) de coentro picado
  • 50 g de queijo de coalho cortado em cubos pequenos

Modo de Preparo:

1- Em uma panela aqueça a manteiga de garrafa em fogo médio e frite o bacon até dourar levemente. Reserve o bacon.
2- Na mesma panela coloque o alho, a cebola e frite até dourar levemente.
3- Acrescente o Arroz Reserva Especial CAMIL, o sal, a água fervente e cozinhe em fogo médio, com a panela parcialmente tampada por 10 minutos.
4- Escorra o Feijão Fradinho Pronto CAMIL, acrescente ao arroz, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos ou até secar todo o líquido.
5- Retire do fogo, junte o bacon reservado, o coentro, o queijo de coalho e misture. Sirva a seguir.



Publicidade

Publicidade



Publicidade

Publicidade