Natural


Yummy-Inhame e seus superpoderes

O inhame é um tubérculo poderoso

Atualizado em 01/07/2015

O inhame é um tubérculo poderoso. Ele é rico em vitamina C, B6, cheio de potássio, cálcio e magnésio. Seus benefícios incluem: ação anti-inflamatória; o reforço às defesas do organismo; ameniza sintomas da TPM e da menopausa; impede o acúmulo de toxinas e combate os radicais livres; ajuda a baixar o nível de colesterol e de pressão e aumenta a fertilidade. Ufa! Diante de tantas qualidades, a maneira que o Gastromania pode ajudar é oferecer algumas dicas, receitas e remédios caseiros para fazer com o inhame.

A primeira dica é pessoal. Diante de meus estudos sobre alimentos, percebi que a batata, tão querida ao redor do mundo, apesar de também ser um tubérculo, não é tão rico em vitaminas e nutrientes. Por isso, especialmente com as crianças, experimente trocar a batata pelo inhame. O que eu gosto de fazer é cortar o inhame (e outros vegetais, como a beterraba e cenoura) bem fininho, e em uma forma, espalhar, colocar um pouquinho de azeite de oliva e sal grosso em cima. Quando estou me sentindo chique, coloco alguns galhos de alecrim em cima e deixo no forno alto por cerca de 15 minutos. Vira um delicioso lanchinho, uma alternativa às batatinhas chips, menos calóricas e mais saudáveis.

A outra receita que achei, é de um suco de inhame. A dica é da atriz Mariana Ximenes para o site Bolsa de Mulher, que diz que essa receita a ajuda emagrecer, quando tomado em jejum. Se ficar gostoso, acho válido tentar. Vamos lá. O suco leva: 1 pedaço médio de inhame descascado, couve, uma maçã, uma cenoura, e um pepino , suco de laranja opcional. Bata tudo em um liquidificador. Se for corajoso(a), tome tudo sem coar. Senão, pegue um coador, cujo filtro seja um pouco mais aberto, de preferência – para garantir que esteja ingerindo maior quantidade de fibras. Et voilà! Está pronto.

Finalmente, só para dar uma variada, oferecemos duas receitas de remédios caseiros feitos com inhame. O primeiro é contra os sintomas de catapora, o segundo, para aliviar abcessos.  Segundo o site Remédio-Caseiro.com:

Receitas de remédios com inhame: “Receita para melhorar/aliviar os sintomas da catapora: O inhame pode ser usado como elixir, aplicado na pele, sobre as feridas. Comê-lo também ajuda na melhora.” A outra dica que damos é a “receita para eliminação de abcesso:  Fazer compressas de inhame ralado e cru, substituindo o inhame a cada uma hora e fazendo isso por pelo menos 4 horas.”

Inhame não é dos mais queridos dos tubérculos, entendemos. Mas nem por isso devemos excluí-lo de nossa dieta. Bom, depois desse artigo, fica difícil deixar o inhame de fora. Espero que vocês abram a cabeça e abram espaço para o inhame no cardápio. Quem sai ganhando será você! Inhame-yummy!.



Publicidade

Publicidade



Publicidade

Publicidade