Sabor e Saúde


Benefícios da Canela

O aroma requintado e sabor de canela é muito versátil na cozinha, é ideal para dar um toque exclusivo para bebidas e sobremesas. Mas os seus benefícios não param por aí, muitas das suas propriedades são benéficas para sua saúde.

Atualizado em 01/10/2016

Quando as temperaturas caem, por que não desfrutar de uma deliciosa taça de chocolate creme com uma pitada de canela? Certamente uma tentação para os sentidos. 

Aqui estão alguns dos benefícios de canela:

Alivia a Síndrome Pré-Menstrual. Sua generosa quantidade de manganês podem ajudar a dor abdominal inferior e outros sintomas da TPM. A quantidade sugerida para aliviar ou evitar foi de 5,6 mg deste mineral, não deve exceder 11 mg (cerca de 12 bastonetes). Além disso, o conteúdo de cinamaldeído tem um efeito regulador hormonal em mulheres.

Reduz o colesterol LDL ruim. Este tempero pode agir na redução dos triglicéridos e do colesterol LDL no sangue, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, tais como aterosclerose. Nesse sentido, ele também pode atuar indiretamente, durante o metabolismo das gorduras e açúcares.

Ação antimicrobiana. Óleo de canela tem ação anti-bacteriana potente, tornando-se uma escolha natural para a desinfecção de sua casa. Misture a canela com peróxido de hidrogênio e aplique-o em áreas da cozinha onde a comida é preparada e evite o E-coli e outras bactérias patogênicas. Também elimina a família de fungos Cândida. Beba gotículas de óleo de chá de canela para combater a candidíase.

Regula o açúcar no sangue. Ele tem propriedades que ajudam a regular a glicose no sangue, sendo especialmente benéfico para as pessoas com diabetes tipo 2, resistência à insulina e síndrome metabólica.

Previne o câncer. O óleo de canela também demonstra eficácia contra a formação de células cancerosas. Isso graças à ação de equilíbrio de açúcar no sangue, o que limita a oferta de açúcar que alimentam as células cancerosas. Eles têm tratado com sucesso células malignas de leucemia, câncer gástrico, câncer de cólon, linfomas e melanomas.

Perder peso. Boa alternativa para aqueles com diabetes e excesso de peso. Ao aumentar a capacidade da insulina de metabolizar o açúcar, a canela pode ajudar a reduzir a vontade de comer doces. Então você acaba consumindo menos açúcares prejudiciais e menos calorias.

Contra a doença de Alzheimer. Um estudo recente da Universidade de Santa Barbara, mostra que os compostos em canela (epicatequina, cinamaldeído) podem prevenir o desenvolvimento de emaranhados filamentosos nas células do cérebro características de Alzheimer. Ela também tem propriedades para melhorar a memória, atenção e desenvolvimento cognitivo.

Você pode consumir em ramos, terra, óleo essencial ou suplemento puro (extrato). Certifique-se de carregar o tempero de origem (Cinnamomum verum), Ceilão ou Sri Lanka. Lembre-se de consultar o seu médico para garantir uma ingestão adequada para você. E, depois, é só usufruir dos benefícios da canela!



Publicidade

Publicidade



Publicidade

Publicidade