Cervejas


Veja a diferença entre cerveja e chope

A maioria das pessoas pensa que são iguais, mas apesar de levarem os mesmos ingredientes, o processo de pasteurização é distinto, o que resulta em sabores bem característicos

Atualizado em 10/05/2016

Ambas levam malte, água, levedura e lúpulo. No final da produção, a cerveja é aquecida a uma alta temperatura, para em seguida ser resfriada, ampliando seu prazo de validade – cerca de 120 dias. O processo leva o nome de pasteurização. Com o chope, esta etapa não ocorre, o que diminui sua vida útil em apenas 10 dias, e no caso do escuro, 15 dias. Portanto, é uma bebida para ser consumida somente fresca. E é justamente isso o que faz seu sabor parecer mais leve.

A graduação alcoólica do chope varia em média, entre 4,5% e 5%. O escuro tem sabor mais forte que o claro, além de ser mais calórico. Algumas técnicas na hora de tirar o líquido da chopeira proporcionam novo sabor à bebida, como por exemplo, misturar o chope claro com o colarinho do escuro e vice-versa.

Depois de pronto, o chope é colocado em barris de aço inox ou tambores metálicos. Baixas temperaturas conservam a bebida até o momento em que ela é servida.

Algumas dicas podem ser seguidas para ver se o produto está em boas condições para ser ingerido ou não. Primeiramente, confira a transparência e brilho do líquido, o bom aspecto visual é de extrema importância, pois a bebida não pode ter aparência envelhecida –oxidada- ou cor escurecida.

Preste atenção também ao aroma, não o consuma se for muito ácido ou lembrar mofo de madeira antiga. O sabor deve ser refrescante, com um leve amargor. Se a temperatura do líquido estiver muito alta ou baixa, pode alterar a percepção do paladar. A bebida precisa sair da máquina com uma temperatura entre 0º C e 2º C, para que chegue à mesa em torno de 3º C ou 4º C e seja consumida entre 6ºC e 8º C.



Publicidade

Publicidade



Publicidade

Publicidade