Piadina, o pão rude de Roma…

Olá, tudo bem?

Estamos chegando ao final de mais um Petrópolis Gourmet e como nos anos anteriores as oficinas gastronômicas foram concorridas. A novidade foi o espaço Senac Gourmet Show.

Nele aconteceram oficinas com Chefs que dão aulas na instituição Senac Rio, como a de Piadina, que apresentei junto ao meu ex-aluno (e agora braço-direito) Patrick Rocha.

Como pizzaiolo gourmet que sou não poderia fazer outra preparação que não aquela que acredito ser a antecessora das pizzas, a piadina. Segundo o poeta italiano Giovanni Pascoli é o pão rude de Roma.

Na verdade, a piadina nada mais é do que um disco de massa muito parecido com um disco de pizza, porém não leva fermento em sua preparação e é assado em uma chapa de ferro muito quente ou em pedra refratária.

Há um dito popular que diz: ogni donna fa la piadina a modo suo (cada mulher faz a piadina a seu modo). E é isso mesmo, piadina é uma preparação muito versátil e combina com qualquer recheio.

Para a oficina apresentada no Senac Gourmet Show fiz com um recheio que não tem erro: mozarela, tomate seco e baby rúcula. E para prepará-la você vai precisar de:

Para a massa:

– 1 kg de farinha de trigo

– 20 gr de sal

– 90 ml de azeite

– 550 ml de água

Para o recheio:

– mozarela (a gosto)

– tomate seco (a gosto)

– rúcula (a gosto)

Modo de preparo:

Em um recipiente colocar a farinha e o sal e misturar. Adicionar o azeite e misturar. Adicionar a água, aos poucos, até dar ponto à massa. Transferir a massa para uma bancada e iniciar o processo de sova (de 10 a 15min). Dividir a massa em 20 porções e bolear. Deixar descansar por alguns minutos. Abrir o disco de massa e levar para assar sobre uma chapa de ferro bem aquecida. Após alguns minutos inverter para assar o outro lado do disco de massa. Rechear e servir.

Como disse a piadina é uma preparação bastante versátil. Experimente com outros recheios.

Abraços e até o próximo post!

Olá tudo, bem?

Sentiu minha falta? Ando ocupado, bastante trabalho graças a Deus!

Só agora percebi quanto tempo passou desde a última vez que postei algo aqui no blog. Mas, para nooooossa alegria estou de volta.

Retorno com uma novidade. Estou cada vez mais envolvido com a panificação artesanal. Calma, continuo fiel as pizzas… Leia Mais >> | 1 Comment

Olá, tudo bem?

Como esse ano está correndo, não é mesmo? Já vamos para o mês de Maio e só agora vou postar algo aqui no blog…

Na verdade, não é o ano que está correndo, mas eu que estou com muito trabalho. Eventos, consultoria, aulas, mais eventos… E, por falar neles, recentemente inclui alguns novos sabores de pizzas em meu cardápio. Uns funcionaram bem, outros nem tanto… Leia Mais >>

Olá, tudo bem?

Como sabe esse mês está acontecendo o XI Petrópolis Gourmet, o maior evento gastronômico da região serrana. E o tema desse ano é Sapore d’Italia.

Ano passado participei desse evento com oficinas de pizzas e grissinis. Para essa 11ª edição inclui no cardápio a famosa focaccia. E foi essa… Leia Mais >>

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário

WP-SpamFree by Pole Position Marketing