Mini focaccia, sanduíche gourmet…

Olá, tudo bem?

Como sabe esse mês está acontecendo o XI Petrópolis Gourmet, o maior evento gastronômico da região serrana. E o tema desse ano é Sapore d’Italia.

Ano passado participei desse evento com oficinas de pizzas e grissinis. Para essa 11ª edição inclui no cardápio a famosa focaccia. E foi essa preparação que apresentei domingo passado no Shopping Vilarejo. O título da oficina foi “Focaccia em 2 Versões”.

A focaccia é um clássico da culinária italiana. É um pão retangular, com 3 cm de altura, que pode receber diversas coberturas. Para a ocasião fiz a cobertura clássica com alecrim, flor de sal e azeite (bastante azeite) e também uma mini focaccia para um sanduíche gourmet.

Se você não pôde assistir minha apresentação não fique triste, pois focaccia é o assunto de hoje aqui no blog. E a receita… um sanduíche gourmet preparado com a mini focaccia (que fez o maior sucesso).

O nome focaccia vem do latim focus (fogo), pois era assada sobre o fogo. Ela simboliza a boa acolhida aos hóspedes. Na Roma antiga, durante a cerimônia nupcial, os noivos ofereciam uma espécie de focaccia doce ao deus Júpiter e, assim, recebiam a benção para a união.

Para fazer a focaccia você pode utilizar a massa básica para pizza. A dica é acrescentar um pouco mais de azeite, 60 ml. Mas, hoje vamos preparar a mini focaccia e montar um belo sanduíche gourmet. Você vai precisar de:

– 200 gr da massa básica para pizza

– alface crespa (a gosto)

– mozarela de búfala (a gosto)

– caponata (a gosto)

Modo de preparo:

Seguir o modo de preparo da massa básica para pizza. Com a massa pronta, no ponto, coloque 200 gr numa fôrma para bolo inglês e deixe descansar por, pelo menos, 1 hora ou até dobrar de volume. Regue com (bastante) azeite e com o dedo indicador faça furos para que o azeite penetre na massa, realçando ainda mais seu sabor. Leve ao forno pré-aquecido, 25-30 minutos a 180 graus (isso dependerá de cada forno). Quando estiver dourada, retire e espere esfriar um pouco. Após isso, corte no sentido horizontal e monte seu sanduíche gourmet.

Experimente com outros recheios. Solte a criatividade!

Abraços e até o próximo post!

Olá tudo, bem?

Sentiu minha falta? Ando ocupado, bastante trabalho graças a Deus!

Só agora percebi quanto tempo passou desde a última vez que postei algo aqui no blog. Mas, para nooooossa alegria estou de volta.

Retorno com uma novidade. Estou cada vez mais envolvido com a panificação artesanal. Calma, continuo fiel as pizzas… Leia Mais >> | 1 Comment

Olá, tudo bem?

Como esse ano está correndo, não é mesmo? Já vamos para o mês de Maio e só agora vou postar algo aqui no blog…

Na verdade, não é o ano que está correndo, mas eu que estou com muito trabalho. Eventos, consultoria, aulas, mais eventos… E, por falar neles, recentemente inclui alguns novos sabores de pizzas em meu cardápio. Uns funcionaram bem, outros nem tanto… Leia Mais >>

Olá, tudo bem?

Estamos chegando ao final de mais um Petrópolis Gourmet e como nos anos anteriores as oficinas gastronômicas foram concorridas. A novidade foi o espaço Senac Gourmet Show.

Nele aconteceram oficinas com Chefs que dão aulas na instituição Senac Rio, como a de Piadina, que apresentei junto ao… Leia Mais >>

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário

WP-SpamFree by Pole Position Marketing