Pizza DOC, verace pizza napoletana…

Olá, td bem?

Ontem foi o último dia do curso de Pizzas oferecido pelo Senac Petrópolis e no qual sou docente.

Dia de avaliação. Dia em que cada um teve que criar sua própria pizza usando a imaginação e o bom senso para combinar de forma harmoniosa os ingredientes. Afinal, “menos é mais”.

Para a ocasião tinha a disposição deles a farinha italiana 00, Le 5 Stagioni, e forno a lenha aceso. Tudo para o preparo de uma boa pizza DOC.

O termo DOC é uma designação que serve para regulamentar os produtos regionais, como é o caso dos famosos vinhos portugueses.

No caso das pizzas esse termo é amplamente defendido pela Associação da Verdadeira Pizza Napolitana (Associazione Verace Pizza Napoletana).

Fundada em 82, na cidade de Nápoles, por Antonio Pace, a Associação tem como missão promover a tradiconal pizza napolitana e resguardar suas principais características.

Para estar no padrão DOC uma pizza deve ser preparada com farinha 00, fermento biológico, água mineral e sal.  E ser trabalhada somente com as mãos.

A massa deve ser esticada com as mãos, sem o uso de rolo ou equipamento mecânico. Na hora de assar, a pizza deve ser colocada em forno a lenha com temperatura superior a 300°.

As medidas padrão para uma pizza DOC são: entre 26 e 30 cm de diâmetro, 5 mm de espessura no centro do disco e 2 cm de borda.

Em relação aos ingredientes tb há algumas regras. Mas, como o dia era deles deixei que soltassem a imaginação e criassem seus recheios.

Pizzas como a de camarão na cerveja, a de tomate seco e nozes, a de champignon e alho-poró foram algumas das criações. Todos estão de parabéns!

Bem, para finalizar esse post a pizza só poderia ser a Napolitana, uma pizza clássica e muito saborosa. Para prepará-la vc vai precisar de:

– 01 disco de pizza (em torno de 30 cm)

– 45 ml de molho de tomate

– 150 gr de mussarela (ralada)

– tomate-cereja (a gosto)

– alho (a gosto)

– parmesão (a gosto)

Modo de preparo:

Espalhe o molho de tomate sobre o disco de pizza. Coloque a mussarela por cima do molho. Distribua os tomates-cereja e o alho. Leve ao forno. Ao retirar salpique o parmesão. Corte as fatias e sirva!

Eu adoro essa pizza. O alho assado dá um toque todo especial. Experimente sem medo, vc tb vai adorar.

Abs e até o próximo post!

Olá tudo, bem?

Sentiu minha falta? Ando ocupado, bastante trabalho graças a Deus!

Só agora percebi quanto tempo passou desde a última vez que postei algo aqui no blog. Mas, para nooooossa alegria estou de volta.

Retorno com uma novidade. Estou cada vez mais envolvido com a panificação artesanal. Calma, continuo fiel as pizzas… Leia Mais >> | 1 Comment

Olá, tudo bem?

Como esse ano está correndo, não é mesmo? Já vamos para o mês de Maio e só agora vou postar algo aqui no blog…

Na verdade, não é o ano que está correndo, mas eu que estou com muito trabalho. Eventos, consultoria, aulas, mais eventos… E, por falar neles, recentemente inclui alguns novos sabores de pizzas em meu cardápio. Uns funcionaram bem, outros nem tanto… Leia Mais >>

Olá, tudo bem?

Estamos chegando ao final de mais um Petrópolis Gourmet e como nos anos anteriores as oficinas gastronômicas foram concorridas. A novidade foi o espaço Senac Gourmet Show.

Nele aconteceram oficinas com Chefs que dão aulas na instituição Senac Rio, como a de Piadina, que apresentei junto ao… Leia Mais >>

Deixe um Comentário

3 Comentários.

  1. Boa noite,
    Tenho uma pizzaria e utilizo a farinha Bungue pro pizza, mais gostaria de experimentar fazer a massa com a farinha 00. A minha dúvida é a seguinte, posso utilizar a mesma receita que faço hoje com a farinha 00 ou tem que ser uma receita específica?
    Obrigado

  2. Boa tarde! Gostaria de saber porque as massas de pizza italianas, especialmente as napolitanas, apresentam uma quantidade muito pequena de fermento biológico fresco. O “lievito de birra” é mais forte que o fermento utilizado no Brasil? Parabéns por seu trabalho! Obrigado!

Deixe um Comentário

WP-SpamFree by Pole Position Marketing