Azeite aromatizado com pimenta-rosa…

Olá, td bem?

Ando sumido, é verdade. Sinal de muito trabalho. Só hoje dei conta que faz pouco mais de 1 mês desde o último post.

Esse mês de julho está sendo uma correria: avaliação técnica no Senac, aulas, eventos, reuniões e mais reuniões, fechando novas parcerias, mais eventos, … e o blog acabou ficando em segundo plano.

Mas estou aqui novamente muito feliz e empolgado, pois o blog Pizzaiolo Gourmet está entre os TOP30 do concurso TOPBLOG 2011. Aproveito para agradecer a todos que votaram nele, pois sem essa força não seria possível isso.

Bem, semana passada fui convidado a participar de um evento aqui em Petrópolis, o Casar na Serra. Vc deve estar se perguntando: mas o que tem a ver um pizzaiolo num evento cujo tema é casamento?

Pois é, fiz a mesma pergunta quando recebi o convite. Na verdade, minha participação não foi como expositor, mas como convidado para encerrar o evento com uma oficina gastronômica.

A princípio queriam que eu fizesse algumas pizzas. Achei um pouco fora do tema do evento que, como disse, foi casamento. E ao chegar no local do evento, para acertar os detalhes da minha participação, vi que pizza realmente estaria fora de cogitação.

Mas fazer o que então? Qual oficina eu, pizzaiolo gourmet, poderia apresentar? Lembrei de um post que escrevi, aqui mesmo nesse blog. E propus aos organizadores do evento fazer uma bela focaccia com alecrim e flor de sal.

Na Roma antiga os noivos costumavam preparar uma espécie de focaccia e durante a cerimônia nupcial ofertavam ao deus Júpiter em troca de sua benção. Perfeito! Mas, ainda faltava algo para que a preparação estivesse a altura do evento e “casasse” bem com ele.

A solução foi a forma de apresentação da focaccia, cortada em pequenos cubos, um pouco maior que um crouton. E, para acompanhá-la 2 molhos: um a base de manjericão e outro um azeite aromatizado com pimenta-rosa e alecrim. Esses deram o toque gourmet que faltava à focaccia.

No post “Focaccia, um clássico italiano…” (http://gastromania.com.br/PizzaioloGourmet/?p=465) tem a receita da focaccia. A do molho pesto, a base de manjericão, está no post “Manjericão, a erva dos Reis…” (http://gastromania.com.br/PizzaioloGourmet/?p=479).

Então para não perder o hábito finalizarei esse post com a receita do azeite aromatizado com pimenta-rosa e alecrim. Para essa preparação vc vai precisar de:

– azeite extra virgem (a gosto)

– pimenta-rosa em grão (a gosto)

– alecrim fresco (a gosto)

– alho picado

– sal

Modo de preparo:

Num recipiente coloque que o azeite e reserve. Com a lateral de uma faca quebre os grãos da pimenta-rosa e os coloque no azeite. Pique o alecrim e coloque no azeite junto com o alho tb picado. Depois coloque sal a gosto. Deixe repousar por alguns instantes para que o azeite incorpore todos os sabores.

Em tempo: gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer o convite para participar do evento Casar na Serra 2011. Obrigado Marise e Francis; Rosana e Amaury; Maria Luiza, Vanessa e Renan.

Abs e até o próximo post!

Olá tudo, bem?

Sentiu minha falta? Ando ocupado, bastante trabalho graças a Deus!

Só agora percebi quanto tempo passou desde a última vez que postei algo aqui no blog. Mas, para nooooossa alegria estou de volta.

Retorno com uma novidade. Estou cada vez mais envolvido com a panificação artesanal. Calma, continuo fiel as pizzas… Leia Mais >> | 1 Comment

Olá, tudo bem?

Como esse ano está correndo, não é mesmo? Já vamos para o mês de Maio e só agora vou postar algo aqui no blog…

Na verdade, não é o ano que está correndo, mas eu que estou com muito trabalho. Eventos, consultoria, aulas, mais eventos… E, por falar neles, recentemente inclui alguns novos sabores de pizzas em meu cardápio. Uns funcionaram bem, outros nem tanto… Leia Mais >>

Olá, tudo bem?

Estamos chegando ao final de mais um Petrópolis Gourmet e como nos anos anteriores as oficinas gastronômicas foram concorridas. A novidade foi o espaço Senac Gourmet Show.

Nele aconteceram oficinas com Chefs que dão aulas na instituição Senac Rio, como a de Piadina, que apresentei junto ao… Leia Mais >>

Deixe um Comentário

4 Comentários.

  1. Cheguei através da relação dos Top 30 do Top Blog.
    Parabéns pela colocação e também pelo belíssimo blog.
    Já sou fã de pizza, então serei fã do blog.
    Parabéns e Sucesso!

    • Adriano, obrigado por sua visita e por suas palavras. Seja bem-vindo ao blog. Ele é feito por um fã de pizzas que não vê problema algum em compartilhar suas receitas com outros fãs. Então, arregasse a manga e coloque as mãos a massa! : )

  2. Mestre Pedro, parabéns pelo Blog e aguardamos mais novidades!!!

Deixe um Comentário

WP-SpamFree by Pole Position Marketing