16 de abril de 2024
Chefs em destaque

Chef Genecy Souza

A cozinheira da Rocinha que encantou o paladar do presidente de Portugal Marcelo Rebelo ( época de sua visita ao Brasil pelos jogos olímpicos)

Chef Genecy Souza, que teve sua estreia aqui no Gastromania em maio de 2012, volta com uma nova entrevista e com a energia de sempre. Conhecida por outros jornalistas como “A Queridinha da Zona Sul”, a fluminense me recebeu em sua casa com o mesmo carinho que prepara sua comida. Dona de sua própria empresa de catering, descreve sua culinária como “misturada”, em que elementos remetem à comida baiana, mineira e francesa. Cheia de recursos, não tem medo de revelar que adora programas de culinária e busca inspirações de pratos na internet.

“Eu amo o que eu faço, e se Deus quiser, vou morrer fazendo isso”. A paixão pela culinária era palpável, mas mais que isso, ficou claro que Genecy tinha amor ainda maior por quem a comia. Com tudo, a comida vira apenas uma forma para demonstrar esse sentimento. E que forma gostosa!

Se você pudesse descrever sua comida com uma palavra, qual seria?

Respeito. Eu tenho muito respeito aos meus clientes na hora de fazer a comida. Tenho plena consciência de que estão pagando por um serviço, e enquanto eles têm uma expectativa, eu entrego. Preparo sempre o cardápio considerando as preferências e os gostos do cliente, faço tudo com extrema higiene. Isso é um fator extremamente importante para mim. Desde a hora do preparo, sinto que a relação de respeito começa com um serviço higiênico.

Você têm dificuldades para fazer as coisas de seu jeito?

Minha personalidade acarreta esse espírito de liderança. Assim assumo essa posição e falo o que penso. A prioridade é entregar um serviço de qualidade e higiene. Já tive problemas com funcionários que não entendiam isso. Por mais bons cozinheiros que fossem, tive de me desvencilhar de pessoas que não prezavam pela higiene. Agora, treino minha equipe para compartilhar da mesma visão. Nunca recebi reclamação quanto a isso.

Qual o seu prato preferido?

Meu clientes adoram quando faço frutos do mar. O camarão caribenho é um sucesso entre eles. Gosto de preparar muitas coisas, em específico, coisas artesanais, como trouxinhas recheadas. Gosto de investir o tempo nos alimentos. É como uma terapia. Quando preparo algo com amor, me envolvo por uma tranquilidade, e acho que isso se traduz na minha comida.

Quero saber mais sobre esse camarão caribenho. Foi você quem criou esse prato?

O camarão é preparado com abacaxi, damasco e amêndoas laminadas. Fica uma delícia. O prato foi criado pelo chef Álvaro Rodrigues. Faço alguns de seus pratos. Acho que é uma forma de homenageá-lo. Aliás, todos os pratos dele fazem um tremendo sucesso com os clientes.

Fora esse chef, qual outro te inspira?

Eu adoro o Buddy Valastro, o “Cake Boss” da tv. Os pratos dele são tudo de bom. Também admiro a comida de Fernando Carneiro e me inspiro por coisas feitas em programas de culinária.

Ainda não sei o qual o SEU prato predileto. Queria saber se você também tem todo esse cuidado quando está cozinhando só para você.

Com certeza! Eu adoro um bom prato de macarronada. Eu não tenho tanto tempo para cozinhar para mim, mas quando faço, faço bem feito. Eu gosto de coisa boa! (risos).

A hospitalidade , carisma e generosidade de Genecy foram o ponto alto de meu dia. Agora, enquanto escrevo esta matéria, tenho ao meu lado, um prato de empadas que me preparou. Como repórter gastronômico, confesso que ainda estou atrás dos segredos de uma boa culinária. Mas hoje, Genecy desvendou um, que arrisco dizer ser o mais importante deles. A comida deve transcender o paladar. A cada mordida, sinto um carinho – e o crédito vai ao espírito e o enorme coração de uma grande chef. Não é a toa que vem sido conhecida com o “queridinha da zona sul.”

Atualmente, a chef está atuando no campo de comidas congeladas (quentinhas entregues em domicílio…) aproveitando o momento da crise covid 19, sabendo da dificuldade das famílias em relação elas estarem sem mão de obra em casa, a chef sabiamente não ficou nemum dia parada…. arregaçou as mangas, e entreou em campo a todo vapor, se destacando entre os seus clientes que nunca a abandonaram e segundo ela mesma diz: agora sou a padroeira das sem empregadas… ( diz ela as gargalhadas, quase se afogando em risos….) cozinhando desde de crianças não teve dificuldades em vencer a crise atual se mostrando uma pessoa muito util as famílias brasileiras…

Contatos pelo Whatsapp
(21)9963-19228.

4 thoughts on “Chef Genecy Souza

  • Rayane

    Eu a conheço desde bem pequena, viva na casa dela, mas infelizmente com o passar dos anos perdemos totalmente o contato.
    Ela tinha umas bonecas de porcelana que eu era doida para levar pra casa 🤣🤣🤣
    E saudades. Estou orgulhosa de quem Genecy se tornou

    Resposta
  • Suely gadelha

    Comida excelente e muito atenciosa.

    Resposta
  • E eu que tenho o privilégio de ser vizinha dela. Ela não é apenas uma cozinheira, e sim uma pessoa muito especial.

    Resposta
    • Marta Ayres

      Há mais de 20 anos desfruto das delícias que a Genecy prepara. Antes com seu buffet e agora com seus congelados. Sempre um sucesso, com meus amigos e minha família.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 10 =